Se a vaga na Libertadores é uma realidade, com mais de 99,9995% de chances de se classificar, para o título, apenas a matemática ainda permite existir esperança. O foco tende a ser mesmo em buscar vaga direta à fase de grupos.
Se o Botafogo for o campeão da Libertadores 2024, o Inter só precisa de quatro pontos para estar na fase de grupos de 2025 sem depender de qualquer resultado dos concorrentes. Com o Flamengo fora da disputa, por já ter conseguido a vaga por meio da Copa do Brasil, o adversário é o São Paulo, que tem dois pontos a menos.
Para título, a UFMG diz que a probabilidade do Inter é de 0,29%. Na prática, o Colorado tem nove pontos a menos do que o Botafogo, verdade que com um confronto direto. Ou seja, no melhor cenário, teria quatro jogos para tirar seis pontos de diferença. Nos números: se o Botafogo somar sete pontos, o Inter não busca mais. Isso se tratando só do atual líder, porque ainda há Palmeiras e Fortaleza na frente dos colorados. Roger reconheceu, na última entrevista, que é quase impossível, mas ainda pega a calculadora:
— É impossível não dar uma secadinha. Primeira coisa que eu faço quando entro no vestiário depois da vitória é pegar o celular e pegar a tabela. Ver quantos pontos estamos dos outros e olhar depois. É difícil, sabemos, mas é possível, já escalamos essa montanha até agora. Temos de nos manter na briga, fazer nossa parte, senão não adianta. A gente mantém a chama acesa. Ainda não fechou a porta.
Para o comentarista Leonardo Oliveira, do Grupo RBS, a reação do Inter já valeu o ano. E agora é preciso focar em alcançar o lugar mais alto possível na tabela:
— O Inter tem perna e bola para chegar em terceiro e abocanhar quase R$ 5 milhões a mais. O Flamengo, com a conquista da Copa do Brasil, ganhou seu prêmio na temporada e está garantido na fase de grupos da Libertadores. A tendência é de desfrutar das últimas rodadas e se despedir de Gabigol. O Inter disputa com o Fortaleza, que busca fazer história e conquistar a melhor colocação de um clube nordestino na era dos pontos corridos. Em termos de pontos, o Fortaleza já superou Sport e Vitoria, que fizeram 59, em 2013 e 2015.
Para o Inter, não deixa de ser um bom prêmio de consolação, dadas as dificuldades de uma temporada que prometeu muito, começou mal, foi agravada pela enchente e reencontrou seu caminho na metade final do ano.
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.