Após a parada na data Fifa, o Inter volta a campo nesta quarta-feira (11), às 19h30min, para encarar o Fortaleza em um dos jogos atrasados por conta da enchente no Rio Grande do Sul. Adversário colorado, o time treinado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda vem ao Beira-Rio com a possibilidade de retomar a liderança do Brasileirão.
Zero Hora conta como joga o time que faz uma campanha surpreendente na competição e desafia os poderosos Flamengo, Palmeiras e Botafogo na briga pelo título.
Com 24 jogos disputados, o Fortaleza soma 48 pontos, dois a menos que o Botafogo. Os dois têm o mesmo aproveitamento no momento, 66,7%. O Alvinegro carioca, porém, já jogou 25 partidas, o que permite aos cearenses assumiram a ponta da tabela em pontos e aproveitamento em caso de vitória no Beira-Rio.
O sistema defensivo é a base da campanha do Fortaleza. Com 22 gols sofridos, a equipe tem a terceira melhor defesa, atrás apenas de Palmeiras e Inter, ambos 19. Ofensivamente, o time de Vojvoda tem apenas o nono ataque, com 30 gols marcados. São 13 gols a menos que o Botafogo, o melhor da competição.
Pouca posse e ataques diretos
Essa campanha do Fortaleza é construída com o time tendo a menor posse de bola do Brasileirão. A média da equipe é de apenas 41,6%. Isso acontece porque a fórmula de Juan Pablo Vojvoda visa ataques rápidos. Assim que recupera a bola, o Fortaleza tenta rapidamente acionar os homens de frente.
A forma de atacar do Fortaleza que merecerá cuidados para o Inter está na inversão dos lados do campo. Habitualmente, Vojvoda monta o time no 4-2-3-1. Na ideia de atacar em transição, o time assim que retoma a posse busca tirar rápido a bola da zona de pressão e aposta em inversões de lado para o ponta ou lateral, onde há menos jogadores adversários.
Assim, o jogador costumeiramente tem espaço para acelerar e chegar ao gol adversário. Em razão disso, Roger Machado precisará redobrar a atenção e acertar a pressão pós-perda da equipe para não sofrer com os contra-ataques no Beira-Rio.
Quando ocupa o campo de ataque, o Fortaleza também busca atacar de forma rápida. Por isso, a equipe usa muito dos lançamentos às costas dos laterais adversários. O espaço entre lateral e zagueiro do rival é bastante explorado pelo time de Vojvoda e é mais um cuidado que Roger precisará ter no jogo desta noite.
Provável time do Fortaleza
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.