A chegada de Roger Machado reabilitou Gabriel Mercado. O zagueiro argentino voltou a ser titular, está consolidado como dupla de Vitão e usa a braçadeira de capitão quando Alan Patrick não atua.
E, aos 37 anos, está em vias de renovar contrato com o Inter por mais uma temporada. Ao menos foi esse o pedido do técnico.
Após o golaço que fez contra o Cuiabá, acertando um chute de virada, no ângulo, para ampliar a vitória, Roger foi perguntado sobre o zagueiro. E não se constrangeu:
— Ele é importante em todos os sentidos. Estando aqui ano que vem, aviso ao presidente o desejo que ele fique (risos). É um exemplo, um líder, que veste a camisa do Inter como poucos atletas que vi. Um individuo, um ser humano de uma simplicidade absurda, que mesmo com a trajetória dentro do futebol, com a cabeça muito aberta para aprender sempre, muito atento a todas as observações. No dia a dia mantém sempre o otimismo e conspira para as coisas aconteçam da forma certa. O tipo de líder que penso na minha época de atleta, é um tipo de personalidade que eu buscava olhar e me agradava muito.
Entre os companheiros, as declarações são semelhantes. Ao canal oficial do Inter, Bruno Henrique disse:
— Mercado é um cara muito bacana, um dos líderes da equipe, batalhador. Todo mundo ficou muito feliz porque o gol representa o que ele é.
De fato, Mercado é bastante respeitado no grupo. Jogador de Copa do Mundo, inclusive autor de gol em mata-mata, o argentino tem bastante ascensão no vestiário. O jeitão mais simples cativa os companheiros, que veem nele um espelho de comportamento e liderança.
Esse jeitão ficou claro na entrevista que ele concedeu aos veículos do clube. O golaço saiu no dia do segundo aniversário da filha mais nova, Isabel. Ele fez questão de lembrar da mais velha, Milena, e comentou:
— Foi o gol mais bonito, sim, até pela distância. Os outros tinham sido mais perto. Foi muito especial e bonito. Aproveitei que estavam todos os parentes aqui e comemoramos. Foi uma energia especial, a família é importante.
Depois, reforçou que o que importava era vencer e jogar bem para continuar evoluindo. O Brasileirão é difícil, parelho e agora o time pode olhar para a parte de cima da tabela.
— Era muito importante fechar o jogo sem tomar gol. É um prêmio a mais. Mas não é um trabalho só da defesa, é de todos. Quanto mais jogos sairmos sem levar, maior a possibilidade de vencer — finalizou.
Quem trouxe Mercado ao Inter foi Diego Aguirre. O ex-técnico colorado, atualmente no Peñarol, indicou-o após ter sido seu treinador no Al-Rayyan. Por isso, tem autoridade para falar:
— Não me surpreende o desejo de Roger de renovar seu contrato. É um profissional espetacular, um grande líder. Tive a sorte de conhecê-lo no Catar e trazê-lo ao Inter. Se puder ficar, vai ser ótimo. Fico feliz por ele e pelo Inter.
O contrato de Mercado se encerra em dezembro. Ainda não há conversas para renovar, mas, após o pedido de Roger, o Inter estuda estender o vínculo por mais uma temporada.
Gabriel Mercado em 2024
- 31 jogos
- 24 vezes titular
- 2220 minutos
- 16 vitórias
- 9 empates
- 6 derrotas
- 13 jogos sem levar gol
- 1 gol feito
- 10 cartões amarelos
- 0 cartão vermelho