A partir da apresentação dos novos diretores André Mazzuco e Andrés D'Alessandro, o Inter definiu mudanças no organograma e no perfil do departamento de futebol. O vice José Olavo Bisol terá mais autonomia do que os antecessores e o presidente Alessandro Barcellos deve se distanciar da pasta, dando mais ênfase à gestão das demais áreas do clube.
Subordinado ao executivo André Mazzuco, D'Alessandro assumiu o cargo de diretor-esportivo e terá, conforme apurado por Zero Hora, cinco funções básicas: gestão do vestiário, monitoramento do ambiente dos jogadores, acompanhamento dos processos físicos e médicos, atuação no processo de contratações e apoio à transição dos atletas oriundos das categorias de base. A ele, se reportará o gerente do Centro de Análise e Prospecção de Atletas (CAPA), Everson Rocha.
A avaliação é de que a vivência do argentino no vestiário por mais de duas décadas será importante para passar aos atletas, com a melhor linguagem possível, as orientações da direção e da comissão técnica. Além disso, há a ideia de que a experiência do ex-camisa 10 no mundo da bola lhe dará mais capacidade para identificar eventuais problemas a serem corrigidos e para opinar na busca por reforços.
— A minha aproximação com o elenco, o treinador e a direção é fundamental para poder levar adiante os processos. Se aproximar dos atletas que são parte do nosso elenco, que precisam se doar, se entregar e entender como é nossa cultura, conviver com nossa cidade, nossa torcida e nosso adversário. Farei esta conexão, esse meio-campo — disse o ídolo, na sua apresentação.
Na mesma linha hierárquica está o diretor de futebol, gestão e jurídico Felipe Dallegrave, responsável pela operação da área de mercado, que envolve a busca por reforços e as negociações com dirigentes de outros clubes e empresários, além da análise jurídica dos contratos relativos a contratações e vendas de atletas. A ele, está subordinado o gerente de mercado Caco Sobrinho.
Todos eles se reportam ao diretor-executivo de futebol André Mazzuco, que será o gestor profissional do departamento, tendo tanto a gestão do vestiário quanto a parte de contratações e negociações em seu "guarda-chuva". Com passagens por Vasco, Botafogo e Athletico-PR, entre outros clubes, o dirigente é elogiado pelo seu conhecimento de mercado e pela capacidade de diálogo.
"É um momento diferente e novo do departamento de futebol"
JOSÉ OLAVO BISOL
Vice de futebol
— O executivo é parte de uma engrenagem do clube. Acredito nos processos e na continuidade. O futebol brasileiro tem a cultura imediatista e que precisa ser combatida. Se você tem pessoas competentes, vai dar resultado. Queremos montar processos que façam o clube depender cada vez menos de nomes, que tenha um funcionamento orgânico e que volte a ter grandes conquistas — declarou o novo dirigente.
Mazzuco se reportará ao vice de futebol José Olavo Bisol, comandante politico da pasta e que terá mais protagonismo que os antecessores, com atuação direta tanto nos bastidores quanto nos microfones.
— É um momento diferente e novo do departamento de futebol. Na nossa organização interna, tivemos que revisitar o nosso organograma entendendo que, para comportar todas as demandas que o futebol impõe, tínhamos a capacidade de contratar estes profissionais. Isso tudo está dentro de um projeto em que a gente sempre teve convicção no clube, que é a profissionalização, para que a gente possa deixar como legado mais transparência, controle, efetividade e velocidade nas nossas atuações no processo do futebol profissional — explicou Bisol.
Na área política, há ainda no clube o Comitê de Futebol, que tem como função fazer o elo entre os dirigentes políticos e profissionais e o Conselho de Gestão. O órgão é composto pelo presidente Alessandro Barcellos, pelo vice de futebol José Olavo Bisol, pelo vice-presidente Dalton Schmitt e pelo conselheiro César Folle.
As categorias de base seguirão comandadas pelo diretor-geral Luiz Caldas Milano Júnior e pelo diretor de formação e transição Jorge Andrade.
Veja a nova composição do departamento de futebol do Inter:
Vice de futebol: José Olavo Bisol
Diretor-executivo de futebol: André Mazzuco
Diretor-esportivo: Andrés D'Alessandro
Diretor de futebol, jurídico e gestão: Felipe Dallegrave
Diretor-geral das categorias de base: Luiz Caldas Milano Júnior
Diretor de formação e transição: Jorge Andrade
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.