O Inter está fora da Sul-Americana. Depois de empatar com o Rosario, em 1 a 1, o Colorado alcançou a terceira eliminação na temporada. O revés diante dos argentinos aumenta a lista de frustrações recentes em pleno Beira-Rio.
Qual a principal razão para mais um fracasso colorado em 2024? Abaixo, Zero Hora destaca três motivos que podem explicar a queda na competição continental.
Falta de protagonismo
Pela primeira vez, Alan Patrick, Borré e Valencia atuaram juntos no Beira-Rio. No entanto, nenhum deles chamou a responsabilidade para si. O meia em nada lembra aquele camisa 10 que terminou bem o ano de 2022 e iniciou 2023 em alta.
O equatoriano também não parece aquele jogador que era artilheiro no futebol turco. O colombiano, último a ser contratado, até se esforçou diante do Rosario, mas não conseguiu fazer a diferença.
— A falta de protagonismo de quem precisaria decidir. Em momentos decisivos eles devem aparecer, mas outra vez Valencia e Borré decepcionaram. Uma coisa leva à outra. Sem eles, o Inter pouco finalizou, não exigiu grandes defesas do goleiro adversário. É impossível furar bloqueios defensivos sem dar acabamento para as jogadas. O trio de frente precisa ser cobrado por isso — pontua Marcelo De Bona, narrador da Gaúcha e colunista de Zero Hora.
Sem poder de reação
Em 2022, o Inter reverteu a desvantagem contra o Colo-Colo. Na temporada passada, foi a vez de deixar o River para trás. Contudo, as vezes em que não foi capaz de virar um placar adverso seguem se acumulando.
O time de Roger Machado até estava melhor na partida, mas, ao sofrer o gol dos argentinos, aos 19 minutos do primeiro tempo, sucumbiu, mostrando nervosismo e falta de criatividade.
Dificuldade de furar retrancas
Além da má pontaria, o ano colorado tem sido marcado pela dificuldade de furar os sistemas defensivos dos rivais. Era certo que o Rosario iria ficar mais resguardado. Com pouco tempo, Roger Machado pouco pôde fazer.
Na coletiva, o treinador até falou da necessidade de criar mecanismos que facilitem a chegada ao ataque contra times que marquem com linhas mais baixas.