Ao longo da história, não é a primeira vez que um treinador deixa o comando do Juventude e assume o Inter. Com a contratação de Roger Machado pelo Colorado, esta é a quarta vez em que isso acontece entre os dois clubes gaúchos.
A primeira foi em 1968, quando o ainda iniciante treinador Daltro Menezes deixou o Juventude durante a temporada e assumiu o Inter. Ele ficou no comando do colorado até 1971. Depois disso, o ex-treinador, que faleceu em 1994, aos 56 anos, ainda treinou o Grêmio e voltou a ter passagens pelo Alviverde.
O segundo da lista é Valmir Louruz, que começou sua carreira como técnico em 1980 pelo Juventude. Contudo, foi somente em sua quarta passagem pelo clube da Serra que houve a mudança para o Beira-Rio.
Em 1999, Louruz conquistou a Copa do Brasil com o Alviverde, com direito a eliminação em cima do Inter na semifinal. Com isso, foi contratado pelo colorado para dirigir a equipe no Brasileirão, mas não ficou muito tempo. No ano seguinte retornou ao Juventude por não ter dado certo na Capital.
Por fim, Antônio Carlos Zago é o terceiro que trocou o Jaconi pelo Beira-Rio. O treinador assumiu a equipe da Serra em 2015 e teve destaque no ano seguinte, com o vice-campeonato gaúcho e o acesso à Série B.
O Inter, então, decidiu contratá-lo para 2017, mas Zago não durou até junho no cargo. Em outubro do mesmo ano, ele retornou ao Juventude.
Agora, Roger Machado segue o caminho dos outros três, mas com um fator importante: ter treinado duas vezes o Grêmio, além de ser um dos jogadores mais importantes da história do maior rival do colorado.