Rafael Borré desperdiçou uma chance que poderia dar a vitória à Colômbia contra o Brasil na noite desta terça-feira (2), pela Copa América. Aos 38 minutos do segundo tempo, quando o placar estava 1 a 1, o atacante colorado, livre na entrada da pequena área, recebeu a bola após um cruzamento rasteiro de Luis Díaz e chutou por cima do gol. Apesar de não comprometer diretamente a classificação colombiana com a chance desperdiçada, Borré foi alvo de críticas e memes pelos colombianos, especialmente nas redes sociais.
O jogo válido pela terceira rodada da competição terminou empatado — os dois gols saíram ainda no primeiro tempo. Borré começou a partida no banco de reservas e só entrou na equipe aos 31 minutos da etapa final, no lugar de Jhón Cordoba.
Com o resultado, as seleções confirmaram suas classificações às quartas. A Colômbia terminou como líder do Grupo D e irá enfrentar o Panamá. Já o Brasil ficou em segundo da chave e terá pela frente a seleção uruguaia.
Veja a repercussão do gol perdido por Borré na Colômbia
A maioria das críticas e memes sobre a chance desperdiçada por Borré ocorreu no X (antigo twitter).
Junto a uma imagem de um goleiro segurando o celular, como estivesse em uma ligação telefônica, foi posto o seguinte diálogo:
— Amor, o que está fazendo? Não estava jogando uma partida?
— Sim, mas quem está atacando é Borré.
"Rafael Borré de baixo do gol contra o Brasil"
"O gol que Rafael Borré precisa (para marcar)"
O atacante colorado, por vezes, é comparado com o também colombiano Miguel Borja, ex-Grêmio, atualmente no River Plate, que não foi convocado para a Copa América — fato que incomodou muitos torcedores colombianos. A comparação, no entanto, é inválida para alguns, por considerarem que Borja é muito melhor que Borré.
Um vídeo, gravado das arquibancadas do Levi's Stadium, mostra que Borré, na saída de campo, após o encerramento da partida, foi consolado por seu colega e capitão James Rodríguez.
*Produção: Leonardo Bender