A principal polêmica na partida entre Juventude e Inter, pela terceira fase da Copa do Brasil, foi a expulsão de Alan Ruschel, lateral e capitão do Alviverde. Ele recebeu cartão vermelho por agredir um torcedor colorado que invadiu o gramado e tentou bater nos jogadores.
O lance aconteceu na segunda etapa, logo após o atacante do Inter Enner Valencia errar um pênalti. O invasor correu em direção do atleta equatoriano, mas parou nos jogadores do Juventude, que conseguiram neutralizá-lo. Porém, ele conseguiu escapar e quase conseguiu acertar alguns jogadores, mas foi parado por Alan Ruschel.
O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa-PE) nada marcou em campo. Porém, o árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP), após ver as imagens, pediu para que o pernambucano fosse rever o lance.
— Rodrigo, você tem que vir rever, porque na hora que o torcedor entra, ele (Alan Ruschel) agride claramente o torcedor — disse o responsável pelo VAR, em áudio divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol.
Ao rever o lance, o árbitro de campo concordou em dar o cartão vermelho. A advertência gerou revolta nos jogadores do Juventude, que tiveram que segurar o placar com um jogador a menos durante 20 minutos. No fim das contas, o Alviverde garantiu a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.