Aos 22 anos, Mauricio se despediu oficialmente do Inter nesta quinta-feira (27). O meia deixa o Colorado e vai para o Palmeiras após 176 jogos, 25 gols e 25 assistências pelo clube gaúcho. Abaixo, relembre cinco momentos que marcaram essa trajetória, construída entre novembro de 2020 e junho de 2024.
1 - Chegada
Aos 19 anos, Mauricio foi anunciado oficialmente pelo Inter em 1º de novembro de 2020. Ele estava no Cruzeiro e assinou por cinco temporadas. Mauricio chegou badalado por ser presença constante nas seleções brasileiras de base.
Na época, a contratação envolveu a troca pro William Pottker, que se transferiu para a Raposa. O meia desembarcou em Porto Alegre para suprir uma carência no setor reclamada pelo técnico Eduardo Coudet, então na sua primeira passagem pelo Inter.
2 - Golaço e vice-campeonato
Em 13 de novembro de 2022, Mauricio ajudou o Inter a confirmar o vice-campeonato brasileiro na última rodada. O Colorado bateu o Palmeiras por 3 a 0 no Beira-Rio. E o primeiro gol coube a Mauricio, que recebeu passe de Alemão e desferiu uma bomba de perna esquerda no ângulo do goleiro Vinicius Silvestre.
3 - Decisivo na virada
Mauricio também foi fundamental na vitória de virada sobre o Flamengo, dirigido por Jorge Sampaoli, e que empolgou os colorados em 23 de abril de 2023, pela segunda rodada do Brasileirão. O meio começou no banco por opção de Mano Menezes, entrou no segundo tempo e fez os dois gols do Inter. O primeiro deles foi com pouco mais de um minuto em campo e segundo, nos acréscimos — um golaço que encobriu o goleiro Santos — para garantir os três pontos.
4 - Gol no Gre-Nal
Mauricio foi figurada decisiva em uma das únicas alegrias do torcedor colorado no início desta temporada. Ele fez o primeiro gol do Inter na vitória por 3 a 2 no Gre-Nal 441 pelo Gauchão, no Beira-Rio, em 25 de fevereiro de 2024. O gol do jovem meia era o empate do Inter após o gol contra de Renê, que abrira o placar para o Grêmio. Com bola de pé em e assitência de Alan Patrick, o gol era uma amostra do melhor futebol apresentado pelo time de Coudet até então.
5 - Expulsão contra o Juventude
Depois de cair nas graças da torcida, Mauricio passou a ser observado pelos torcedores com desconfiança em 2024. Símbolo da fase sem brilho que já viveu outrora, foi a expulsão diante do Juventude no jogo de volta semifinal do Gauchão deste ano, no Beira-Rio, em 25 de março.
O cartão vermelho veio aos 27 minutos do segundo tempo. Nenê, do Juventude, segurou Mauricio para impedi-lo de avançar em contragolpe. Mauricio não gostou e trocou empurrões. O árbitro Anderson Daronco deu um amarelo para cada um e, ao rever o lance no VAR, expulsou Mauricio.
A expulsão deixou Mauricio "marcado na paleta" já que comprometeu ainda mais a atuação do time. Nos pênaltis, o Inter foi eliminado para o Juventude e não chegou à final do campeonato estadual pelo segundo ano consecutivo.