A derrota para o Belgrano, na noite desta terça (28), em Barueri, acabou com a chance do Inter ficar com o primeiro lugar do Grupo C e avançar direto às oitavas da Sul-Americana. Cabe ao Colorado agora brigar pelo segundo lugar para disputar o playoff contra um terceiro colocado da Libertadores.
A boa notícia para os colorados é que o clube ainda depende apenas de suas próprias forças para ficar com o segundo lugar e seguir vivo na Sul-Americana. Se vencer os dois jogos, o Inter estará garantido como vice-líder da chave.
A vaga no playoff, porém, pode vir com quatro pontos. O Inter garante o segundo lugar se vencer o Delfín e empatar com o Real Tomayapo. Se somar quatro pontos vencendo o Romayapo e empatando com o Delfín, será preciso tirar a diferença no saldo de gols, que no momento é favorável aos equatorianos de dois contra zero. Ou seja, nesse cenário, o Inter teria de vencer o Tomayapo por três gols de diferença.
Classificação até com derrota
Há uma chance do Inter ficar com o segundo lugar somando apenas três pontos nos próximos dois jogos. Isso só seria possível se perder para o Real Tomayapo e vencer o Delfín. A disputa iria novamente para o saldo de gols. A vitória sobre o Delfín teria de ser por, pelo menos dois gols de vantagem, dependendo do placar da derrota para o Tomayapo – quanto maior for o placar da derrota, mais gols o Colorado precisaria fazer em sua vitória sobre o Delfín.
Para garantir o segundo lugar
- Se somar seis pontos: garantido;
- Se somar quatro: garantido se a vitória for sobre o Delfín; se for com empate com o Delfín precisará que a vitória sobre o Real Tomayapo seja por três gols de diferença;
- Se somar três pontos: apenas se a vitória for sobre o Delfín e com a necessidade descontar o saldo (no momento é favorável aos equatorianos por em 2 a 0);
- Se somar menos de três pontos: fora.