Diante do Athletico-PR, em Curitiba, no domingo (21), o Inter deverá ser escalado com uma equipe diferente em virtude do gramado sintético. Entretanto, o técnico Eduardo Coudet ainda não deverá contar com os retornos de cinco jogadores que estão entregues ao Departamento Médico, em fase final de recuperação. São eles: Fernando, Aránguiz, Alan Patrick, Valencia e Hyoran. GZH relembra as lesões de cada um deles e qual a previsão de retorno de cada um deles.
A volta mais breve é a de Fernando. O meio-campista, que também atua como zagueiro, teve uma contusão no ombro direito na partida contra o Bahia. Ele tem histórico de lesões no local, mas o problema atual é considerado leve. Inclusive, caso o jogo deste fim de semana fosse em campo natural, o jogador poderia estar à disposição. Com isso, a tendência é de que ele possa atuar contra o Delfín, na próxima quinta-feira (25).
Outro que deve voltar na semana quem vem é Aránguiz. A última partida do chileno foi em 25 de março, no Beira-Rio, na eliminação do Gauchão para o Juventude. Posteriormente, ele realizou uma cirurgia ocular. E, na semana que antecedeu a estreia no Brasileirão, o meio-campista sofreu uma entorse no tornozelo direito. Assim, perdeu algumas atividades e será reavaliado para saber se estará em condições de encarar o Delfín, no Equador, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
O diagnóstico divulgado pelo Inter para a lesão de Alan Patrick já anunciava a baixa nos primeiros jogos do Brasileirão. O capitão do time se recupera de problema no posterior da coxa esquerda desde o empate contra o Real Tomayapo-BOL, em 10 de abril. Há possibilidade de retorno contra o Atlético-GO, dia 28 de abril, pela quarta rodada do Brasileirão.
Para o ataque, Enner Valencia tem apresentado evolução na lesão no pé direito. Ele sofreu duas pancadas durante o Gauchão e faz tratamento intensivo para retornar o mais breve possível. A previsão estimada internamente, segundo o colunista de GZH Vaguinha, era de plena recuperação até o começo de maio. Até o momento, ele ainda não fez trabalhos nos gramados do CT Parque Gigante. Há chances remotas de voltar contra o Atlético-GO.
Quem ainda não tem um prazo definido para retornar ao time é Hyoran. O camisa 7, que perdeu espaço com os bons desempenhos de Wesley e Gustavo Prado, trata lesão no anterior da coxa direita. Também em virtude do desconforto, não há urgência para acelerar a volta, mas deve voltar nas próximas semanas.
Além do quinteto, o Inter tem mais um atleta em tratamento com os médicos e fisioterapeutas. O goleiro Ivan, que operou o joelho direito em janeiro, trabalha diariamente para atuar novamente ainda em 2024. A tendência é de que somente no último trimestre ele possa voltar a ser relacionado.
As lesões e a previsão de retorno de cada um:
Fernando
- Lesão: ombro direito
- Projeção de retorno: contra o Delfín, na quinta-feira (25)
Aránguiz
- Lesão: entorse no tornozelo direito
- Projeção de retorno: contra o Delfín, na quinta-feira (25)
Alan Patrick
- Lesão: muscular, no posterior da coxa esquerda
- Projeção de retorno: contra o Atlético-GO, no domingo (28)
Enner Valencia
- Lesão: edema ósseo no pé direito
- Projeção de retorno: tendência de que seja no começo de maio, mas pode aparecer contra o Atlético-GO, em 28 de abril
Hyoran
- Lesão: muscular, no posterior da coxa esquerda
- Projeção de retorno: sem prazo estipulado, mas tendência de que seja nas próximas semanas
Ivan
- Lesão: rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito
- Projeção de retorno: final de 2024