A iminente venda de Léo Ortiz do Bragantino ao Flamengo pode gerar uma verba extra ao Inter. Clube formador do zagueiro, o Colorado tem direito a 3% do valor da negociação, que pode chegar a 8,5 milhões de euros. Isso representa cerca de R$ 1,3 milhão.
Ainda que a Fifa só exija o mecanismo de solidariedade em transferências internacionais, a Lei Geral do Esporte fala que "até 6% do valor pago pela nova organização esportiva serão obrigatoriamente distribuídos entre os que contribuíram para a formação do atleta", dos 12 aos 19 anos.
Léo Ortiz chegou ao Inter aos 16 anos, e ficou até os 21. Por isso, nos dois cenários (Fifa e Lei Geral do Esporte), dá ao clube 3% do valor total. Segundo especialistas consultados pela reportagem, a transferência aos cofres do Inter ocorre quando cada parcela for depositada pelo Flamengo ao Bragantino.
No acordo entre os dois clubes, o Flamengo pagará duas vezes de 3,5 milhões de euros. Há ainda 1,5 milhão de euros a entrar de acordo com metas estabelecidas pelos cariocas. O Inter recebe seu percentual a cada depósito.