Depois da punição aplicada pelo TJD, no final da manhã desta sexta-feira (1º), ao técnico Eduardo Coudet, pela confusão com o treinador China Balbino, do São José, o Departamento Jurídico do Inter verifica qual a melhor estratégia para amenizar a punição ao argentino. Mesmo com a tendência lógica de ingresso de recurso de efeito suspensivo, o clube não descarta até mesmo deixá-lo de fora do confronto diante do Juventude neste final de semana.
O caminho natural é tentar recorrer ainda nesta sexta-feira. O sentimento entre os dirigentes é que a pena foi dura ao profissional. Desta forma, um efeito suspensivo seria a possibilidade que empurraria a decisão para um futura apreciação, inclusive, com um novo julgamento.
Sendo assim, o treinador, em poucas semanas, teria o mérito debatido novamente. Os três jogos aplicados, sendo um já cumprido no confronto seguinte, diante do Brasil-Pel, poderiam ser modificados numa nova sessão no TJD-RS.
Outra possibilidade apontada nos bastidores é deixar o recurso de lado e iniciar uma movimentação somente na próxima semana. Logo, Coudet cumpriria a segunda partida contra o Juventude para o Departamento Jurídico tentar obter uma transação disciplinar com a Procuradoria na próxima semana, trocando a ausência no último jogo, o primeiro do mata-mata do estadual, considerado mais importante. A homologação do acordo passa também pelo presidente do Tribunal.
Nas próximas horas, a decisão institucional colorada será tomada para escolher o melhor caminho para tentar ter Eduardo Coudet à disposição o quanto antes no Gauchão. Caso ele seja vetado, poderá acompanhar a partida de um camarote do Estádio Alfredo Jaconi, para Lucho González ser o responsável na casamata. No entanto, se Coudet estiver liberado, fará o duelo contra Roger Machado com a vantagem de ter vencido os dois confrontos contra o treinador jaconero. Em 2016, quando Rosario Central e Grêmio se enfrentaram pela Libertadores, o técnico argentino comandava o Rosario e Roger treinava o Tricolor. Em Porto Alegre, os argentinos venceram por 1 a 0, e no Gigante de Arroyito, por 3 a 0.