A terça-feira (5) começou com as condenações do ex-presidente do Inter Vitorio Piffero e seu parceiro na diretoria Pedro Affatato por "estelionato, formação de quadrilha" e, no caso de Affatato, "lavagem de dinheiro". A decisão da 2ª Vara Estadual de Processo e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro diz referência à gestão 2015 e 2016 do clube. GZH lembra como foi o desempenho colorado dentro de campo nesse período.
Piffero e Affatato assumiram a gestão do Inter em janeiro de 2015 substituindo Giovanni Luigi, presidente colorado de 2011 a 2014. Terceiro colocado no Brasileirão de 2014, o Inter estava classificado para a Libertadores de 2015.
Título e queda de Aguirre
O técnico contratado para a aquela temporada foi Diego Aguirre. Com o uruguaio, o Inter conquistou o título gaúcho ao bater o Grêmio na final. Na Libertadores, o Colorado foi semifinalista sendo eliminado pelo Tigres-MEX. Após vitória de 2 a 1 no Beira-Rio na ida, o time de Aguirre levou 3 a 1 no México e deu adeus ao sonho do tri da América. No Brasileirão, o Inter estava em 10º lugar quando empatou com a Chapecoense por 0 a 0 no Beira-Rio antes do Gre-Nal e Aguirre foi demitido. Piffero justificou que o time precisava de um fato novo para o clássico.
— Vínhamos conversando o (vice de futebol Carlos) Pellegrini e eu. Pela parte da manhã tomamos essa decisão. O Pellegrini implantou a decisão entre 10h, 10h30min. Resolvemos fazer antes do clássico para criar uma atmosfera para o clássico, de um fato novo que possa nos ajudar — declarou o então presidente.
Goleada histórica sofrida na Arena
O "fato novo" esteve longe de dar resultado positivo para o Inter. Pelo contrário, sob o comando do interino Odair Hellmann, o Colorado levou 5 a 0 do Grêmio no Gre-Nal.
Título com Argel
Dias depois do Gre-Nal, Argel Fuchs foi anunciado como técnico do Inter. O treinador comandou o time em uma reação no Brasileirão, mas que não foi suficiente para alcançar uma vaga na Libertadores. Em 2016, Argel levou o Colorado ao título do Gauchão. O Colorado também ganhou a Recopa Gaúcha.
Rebaixamento
Após um bom início de Gauchão, quando chegou a ser líder, o Inter empilhou seis jogos seguidos sem vitória — um empate e cinco derrotas — e Argel acabou demitido. Paulo Roberto Falcão foi contratado, mas acabou demitido após apenas cinco jogos. Celso Roth e Lisca ainda treinaram na campanha que terminou no inédito rebaixamento colorado para a Série B.