Líder do Gauchão, o Inter também está no topo nos índices de posse de bola e trocas de passes da competição. Além de ter vantagem nesse quesito no âmbito regional, o Colorado tem a maior média de posse levando em conta todos os principais campeonatos estaduais do Brasil e aparece em segundo nos passes. Os dados são do Footstats e levam em conta, além do Gauchão, o Paulistão, o Carioca e o Mineiro.
Passadas oito rodadas do Gauchão, o Inter tem média de 63,2% de posse de bola em seus jogos. O segundo nesse quesito é o Juventude, com 59,2%. O Grêmio é apenas o terceiro, com média de 52%. Levando em conta os outros Estaduais, quem chega mais próximo do time de Eduardo Coudet é o São Paulo, com média de 60,8%.
Passes
Nos passes, o Inter é o segundo com maior média de acertos entre os principais Estaduais, com 478, 3 por jogo. Esse quesito é liderado pelo Fluminense. O time de Fernando Diniz troca, em média, 488 passes por partida.
No Gauchão, o Juventude é o segundo time que mais troca passes, média de 422 por jogo. O Grêmio aparece em terceiro, com 345,7.
A importância dos desarmes
Para ter a bola não basta apenas valorizar a posse, é preciso também desarmar os adversários. Nesse quesito, o Inter também tem se destado sendo o time que mais desarma no Gauchão, média de 11 certos por partida. O Colorado até vê equipes superando essa média em outros Estaduais. O Patrocinense tem média de 13, no Mineiro. Com 11,8 no Paulistão, o Palmeiras também tem índice maior do que o Inter.
Essa ideia de desarmar rápido para ter a bola e voltar a atacar foi destacada pelo auxiliar técnico Lucho González após a vitória sobre o Brasil de Pelotas, na quarta-feira (14).
— Há uma forma de jogar bem estabelecida. Independente dos nomes, é uma proposta que os jogadores gostam, que a gente gosta, que tem um pós-perda agressivo, de jogar no campo rival. Roubar a bola não serve para nada se não fizermos gol, mas temos essa ideia da pós-perda agressivo para recuperar a bola no campo rival e voltar a atacar — declarou.
Maiores média de posse nos Estaduais
Gauchão
- Inter 63,2%
- Juventude: 59,2%
- Grêmio: 52%
Paulistão
- São Paulo: 60,8%
Carioca
- Fluminense: 57,7%
Mineiro
- Atlético: 57,7%
Maiores média de passes certos nos Estaduais
Gauchão
- Inter: 478,3
- Juventude: 422
- Grêmio: 345,7
Carioca
- Fluminense: 488
Paulistão
- São Paulo: 416
Mineiro
- Atlético: 399
Média de desarmes nos Estaduais
Gauchão
- Inter: 11
Carioca
- Flamengo: 10,5
Mineiro
- Patrocinense: 13
Paulistão
- Palmeiras: 11,8