Ivani Perín viu a publicação do perfil de Esportes GZH no Instagram com algumas das fotos dos carnavais de Porto Alegre entre os anos 1970 e 1980 e não teve dúvidas. Conhecia a imagem de Nilson, centroavante do Inter entre 1988 e 1989, herói do Gre-Nal do Século. Mais do que isso: estava nela.
— Sou a de cabeça abaixada — ela diz, antes de contar a história.
O pai da agora comerciante era dono de um bar nas proximidades do Estádio Olímpico, bastante frequentado por jogadores dos anos 1980. Especialmente os gremistas, como Jorge Veras, Alfinete e Luiz Eduardo. Mas isso não impediu de conhecer Nilson e outros colorados.
Foi assim que Ivani e o jogador colorado viraram amigos. Nilson, segundo ela, chegou a namorar uma amiga dela (que não é a outra moça que aparece na foto). E, no Carnaval de 1989, resolveram sair todos para o Carnaval.
— Vi comentários sobre aquilo ser Tramandaí, mas não. É o Grêmio Náutico Gaúcho mesmo — continua.
A uma semana da semifinal do Brasileirão, aquele Carnaval tinha uma tensão extra justamente pelo Gre-Nal que se avizinhava. Ivani recorda:
— Nilson foi massacrado pela torcida e pelo (ex-técnico colorado) Abel Braga, que tinha pedido para os jogadores não se excederem. Mas ele não fez nada. Deu duas voltas no salão, foi embora antes da meia-noite. Lembro de me comentar: "Acho que me fotografaram". Não teve excessos, a não ser a imagem. Mas nem bebeu.
Logo após marcar os dois gols da histórica virada colorada, Nilson lembrou da amiga:
— No final do jogo, ele mandou um taxista levar a camisa do jogo e presenteou a mim e a minha amiga. A camisa sumiu. Foi emprestada e não voltou mais para as nossas mãos.
O centroavante e a amiga perderam contato. A outra moça da foto mantém amizade com Ivani até hoje. Os demais integrantes da imagem não foram identificados.