O Inter conheceu nesta terça-feira (30) o seu primeiro adversário na Copa do Brasil. O Colorado irá enfrentar na primeira fase o ASA de Arapiraca, de Alagoas, clube que já protagonizou uma zebra na competição e conta no atual elenco com Junior Viçosa, ex-jogador do Grêmio e que tem no currículo gols em Gre-Nais.
Fundado em 1952, o ASA de Arapiraca conquistou o Campeonato Alagoano sete vezes, a última em 2011. O clube, que atualmente disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, ganhou destaque nacional em 2002, quando eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil.
Na época, o Verdão era comandado pelo vitorioso Vanderlei Luxemburgo e contava no time como estrelas como o meia Alex, o lateral Arce e o goleiro Marcos, que meses depois ganhou a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, no Mundial disputado na Coreia do Sul e no Japão.
Na atual temporada, o ASA tem apenas uma vitória em cinco partidas. O time passou pela primeira fase preliminar da Copa do Nordeste ao bater o Ferroviário nos pênaltis, mas não chegou à etapa de grupos ao cair no segundo mata-mata para o Altos, do Piauí, com derrota por 2 a 1.
A equipe estreou no Campeonato Alagoano com vitória sobre o Cruzeiro-AL, por 2 a 1, mas acabou depois perdendo para o CSE (2 a 0) e empatou com o Coruripe (1 a 1). Passadas três rodadas, o adversário do Inter ocupa o quarto lugar, com quatro pontos conquistados — cinco atrás do líder CRB.
O elenco
O nome mais conhecido do futebol gaúcho é Júnior Viçosa, que defendeu o Grêmio entre 2010 e 2011. Na ocasião, o atacante anotou três gols em Gre-Nais disputados pelo Gauchão de 2011. Na ida da final daquele Estadual, ele balançou as redes duas vezes no clássico que terminou com vitória gremista por 3 a 2 no Beira-Rio. Formado no ASA, Viçosa retornou ao clube em 2022. Na atual temporada, ele disputou os cinco jogos do ASA e tem um gol marcado.
O time de Arapiraca é treinado por Leandro Sena, que conquistou a Série D de 2022 pelo América-RN. O acesso para a Série C é o grande objetivo na temporada. O confronto entre Inter e ASA irá ocorrer em 21 ou 28 de fevereiro. A primeira fase será disputada em jogo único, com mando do ASA, mas o Inter tendo a vantagem do empate para avançar. Quem classificar irá encarar na segunda fase o vencedor do duelo entre Itabuna-BA e Nova Iguaçu-RJ.