
Os movimentos colorados na janela de transferências apenas botam em prática um discurso que já havia sido explanado pelo presidente Alessandro Barcellos em meio à campanha de reeleição no final da temporada passada. Especialmente no ataque, onde tem Valencia, mas também em outras posições, como o gol com Rochet e a meia com Aranguiz, o Inter tem a preocupação de perder jogadores para suas respectivas seleções.
O principal motivo é com o alto número de convocações para a seleção equatoriana previstas para o atacante Enner Valencia. No término de 2023, a CBF anunciou o calendário de competições para este ano com paralisação nas datas Fifa, como já foi nesta temporada, mas com a sequência do Brasileirão em meio à disputa da Copa América. A competição continental entre seleções será entre o dia 20 de junho e 14 de julho nos Estados Unidos. Quem for convocado perderá nove rodadas do torneio de pontos corridos, que tem seu início em 14 de abril.
Por isso, a direção entende que será importante contratar dois nomes de peso para o ataque, mas também para outras funções. Além disso, o clube leva em consideração as lesões, suspensões e os inevitáveis casos de desgaste físico característicos da temporada brasileira. Como a prioridade da temporada será o Brasileirão, a ideia é evitar que a equipe fique enfraquecida quando houver desfalques.
— Nós entendemos necessário um investimento em todos os setores da equipe. Não vou especificar as posições, pois não me ajuda no mercado a prospectar. Mas jogadores afirmados, que cheguem para brigar pela camisa de titular do Inter. Quando tivemos de mudar o time titular esse ano, tivemos uma queda de rendimento. A busca será por jogadores que se encaixem no time e possam ajudar a manter a nossa competitividade no cenário nacional e internacional, buscando reforçar a equipe e dar alternativas para o técnico da equipe, com a melhor relação entre investimento e retorno técnico — falou Barcellos em dezembro à GZH.
Além dos nomes já carimbados nas convocações das equipes sul-americanas, o Colorado também pode perder Mauricio para a seleção olímpica que pode estar nos Jogos Olímpicos de Paris, assim como Matheus Dias e Robert Renan, que ainda não foi oficializado no Inter, mas deve ser também reforço para 2024.
Apesar de ainda não ter oficializado nenhum nome, o time gaúcho procurou no mercado nomes para posições onde entende que terá as maiores carências. Sem Rochet, tenta um goleiro reserva, que tenha a capacidade de substituir o uruguaio sem maiores prejuízos. Por isso, foi atrás de Ivan, do Corinthians, que já tem experiência em seleções de base — foi goleiro do Brasil no Pré-Olímpico para Tóquio.
No meio de campo, esteve próximo de Jean Lucas, do Santos, e agora mira em Fernando, volante com passagem pelo Porto, Manchester City e, recentemente, pelo Sevilla, que está livre no mercado.
Confira abaixo as datas FIFA de 2024:
- 18 a 26 de março – amistosos;
- 3 a 11 de junho – amistosos;
- 14 de junho a 14 de julho – Copa América e Eurocopa;
- 2 a 10 de setembro – Eliminatórias;
- 7 a 15 de outubro – Eliminatórias;
- 11 a 19 de dezembro – Eliminatórias.