Poucos dias de pré-temporada e a importância de se priorizar a parte física. Eduardo Coudet fez questão de fixar essa duas ideias na mente do torcedor que ouviu sua entrevista depois da vitória diante do Avenida, neste domingo (21), por 1 a 0, na primeira rodada do Gauchão.
O treinador deixou claro que o Inter irá preservar jogadores do grupo principal ao longo das rodadas iniciais. Ao mesmo tempo, ele espera que o desempenho do time melhore à medida em que as rodadas passarem.
— Estava dentro do que eu achava quanto ao rendimento. O grupo está trabalhando muito forte quanto à parte física. Só conseguimos fazer 25 minutos de coletivo há dois dias. É o primeiro contato sério com a bola, vamos melhorando e os jogadores vão se soltando. Acho que até a quinta ou sexta rodada não vamos poder ter um time solto. Acho que temos que ir dando participação a todo o grupo e ir manejando a carga de trabalho — avaliou o treinador.
A notícia ruim do dia
Foi assim que Coudet definiu lesão do goleiro Ivan, que estreou com a camisa colorada. O jogador foi substituído por Anthoni ainda durante o intervalo da partida. O clube divulgou após a partida que o goleiro que substituía Rochet teve uma ruptura do ligamento cruzado do joelho direito. O tempo de recuperação é colocado pelo clube como "indeterminado".
— Anthoni pode ter uma sequência ou não, não sei. Se tiver que colocá-lo, estou tranquilo —comentou Coudet.
Anthoni foi para o jogo, já que Keiller não esteve entre os relacionados. Diante da chegada de dois goleiros (Rochet e Ivan), Keiller viu as chances reduzidas e tem procurado se colocar em outra equipe. Já Rochet convive com um desconforto no tórax desde o ano passado e, por isso, ficou de fora da estreia no Gauchão.
Robert Renan
Uma das quatro estreias do Inter na partida foi de Robert Renan. Com boa saída de bola, o zagueiro esteve entre os destaques da partida. Porém, ele terá de disputar vaga com o Mercado, suspenso contra o Avenida.
— Ele já fez isso na seleção. Acho que pela qualidade que ele tem, o que pedir para ele, vai poder fazer — elogiou o treinador.
Valencia e Alan Patrick
A dupla de ataque, formada por Lucas Alario e Enner Valencia, também foi novidade. Eduardo Coudet entende que o equatoriano pode jogar como segundo homem de frente, isto é, com mais espaço para movimentação e longe da área, enquanto o argentino permanece mais posicionado. No entanto, não está definido se essa será a opção tática do técnico para os próximos jogos.
— O que acontece é que vamos trocar a posição. Enner, antes de vir para cá, fez uma grande quantidade de gols jogando mais solto, no Fenerbahçe. É uma posição que ele conhece. O Enner tem diferentes características e vamos ver o que precisamos — afirmou Coudet.
Sobre Alan Patrick, também suspenso contra o Avenida, Coudet não definiu a forma como vai ajustar a atuação do meia junto aos demais reforços. Contudo, deu uma pista.
— Se você repassa quase todos os meus times, quase todos jogam com um volante e três meias, ou praticamente três “enganches”, mais dois pontas. A solução é correr. Gosto do time que corre e briga. Obviamente, (o repórter) está falando de um jogador (Alan) determinante para nós. Ele é muito inteligente. Com 10 dias de trabalho, encontrar o funcionamento e a peça, como vamos se posicionar, é muito difícil — explicou Coudet.
Contratações
Quanto ao mais recente nome anunciado pelo Inter, o colombiano Rafael Borré, Coudet disse que o que é que certo no momento é que o atacante chegará ao fim do contrato com o Werder Bremen, da Alemanha, no meio do ano. Apesar de cogitar a chance de um acordo para antecipar a vinda do reforço, o treinador prefere focar agora em novas contratações.
— Sei que estamos buscando mais jogadores, de diferentes posições. Sei que estamos trabalhando para fechar algumas contratações a mais. Sinto que vamos fazer um grande grupo, muito trabalhador, um grupo que quer mais. Sinto que temos trabalhado muito bem. Por isso, conseguimos fechar cinco jogadores praticamente antes do início. Sinto que estamos bem e que vamos fechar os jogadores que precisamos — completou.