Em busca de um lateral-esquerdo para disputar posição com Renê, o Inter mira um velho conhecido da torcida. A diretoria colorada negocia com Iago, criado na base do clube e vendido para o Augsburg em 2019. O jogador tem apenas mais seis meses de contrato com os alemães, mas pode antecipar a sua saída. Lateral de origem, Iago vem jogando adiantado no time alemão, onde disputou 10 jogos na atual temporada.
Iago subiu para o profissional do Inter durante a disputa da Série B, em 2017, e já ano seguinte virou titular da lateral esquerda. Em 2019, após 80 jogos disputados, ele foi vendido ao Augsburg, da Alemanha, por 7 milhões de euros.
Logo que chegou à Alemanha, Iago sofreu uma lesão no joelho que o afastou dos gramados por dois meses. Ele entrou e saiu do time e disputou apenas 10 partidas no Campeonato Alemão. O brasileiro ganhou mais espaço após a saída de Philipp Max, vendido para o PSV, mas voltou a ter problemas de lesões na temporada seguinte, quando ficou 77 dias afastado dos gramados por questões musculares. Ainda assim, ele tinha a condição de titular quando estava à disposição. Iago fez 18 jogos no Campeonato Alemão, todos desde o início.
A melhor temporada de Iago na Alemanha foi em 2021/22, quando anotou dois gols e deu sete assistências em 30 jogos (28 como titular). Na temporada passada, o lateral-esquerdo voltou a ter problemas com lesões. No total, foram três lesões que o deixaram foram de combate em 13 partidas do Augsburg. Ele disputou 24, sendo titular em 21 deles.
Mudança de posicionamento
Na atual temporada, Iago esteve em campo em apenas 10 dos 15 jogos do Augsburg no Campeonato Alemão e foi titular somente em cinco. Novo técnico da equipe, o dinamarquês Jess Thorup tem optado pela escalação do compatriota Pederson na lateral. Iago, assim, tem sido utilizado adiantado, como meia aberto pela esquerda ou como ala quando a equipe atua com três zagueiros, explica o especialista em futebol alemão Mário André Monteiro. Das dez partidas de Iago na temporada, somente três foram como lateral.
— O Iago virou mais uma opção ofensiva do que defensiva no Augsburg. Quem disputa posição com ele na lateral é o dinamarquês Pederson. O novo técnico, o Jess Thorup, também é dinamarquês. Acredito que isso também tem influência para o Pederson ser titular. Por isso o Iago quase nunca joga como lateral na atual temporada. Ele é escalado como meia pelo lado esquerdo ou como ala quando o time joga com três zagueiros — conta.
Quanto ao desempenho, o Mário André Monteiro destaca a regularidade de Iago na Alemanha. Ele avalia que o jogador cresceu no aspecto ofensivo em relação aos tempos de Inter.
— Desde a segunda temporada, o Iago passou a ser mais utilizado como lateral fazendo bons jogos, principalmente na parte ofensiva. Ele sempre foi um cara muito regular, não teve uma queda brusca, mas também não teve um desempenho de encher os olhos. É um cara que a torcida gosta, mesmo que não esteja jogando muito na atual temporada. No Inter ,ele tinha bastante função defensiva, mas aprimorou muito essa parte ofensiva, tanto que vem sendo usado na parte ofensiva. O Inter hoje contrataria um lateral que evoluiu muito na parte ofensiva — destaca.
O mapa de calor de Iago na temporada mostra como ele tem sido um jogador mais presente no setor ofensivo, o que casa com a maneira de jogar de Eduardo Coudet. Em 2022, o argentino adaptou a forma ofensiva do Inter com Renê sendo um terceiro homem na saída de bola e Wanderson sendo o responsável pela amplitude no lado esquerdo. Iago ofereceria ao treinador a possibilidade de ter novamente um lateral avançando pelo setor esquerdo.
Mapa de calor de Iago na temporada
Iago no Augsburg
2019/20
- 10 jogos, 1 gol, 1 assistência
2020/21
- 20 jogos, 1 gol, 2 assistências
2021/22
- 30 jogos, 2 gols, 7 assistências
2022/23
- 24 jogos, 0 gol, 2 assistências
2023/24
- 10 jogos, 1 gol, 1 assistência
TOTAL
- 94 jogos, 5 gols, 13 assistências