Principal alvo da direção do Inter na busca por reforços, Gustavo Scarpa desperta o interesse de outros clubes brasileiros. Flamengo e Atlético-MG avançaram nas tratativas para contratar o melhor jogador do Brasileirão de 2022, atualmente na reserva do Olympiacos, da Grécia. O Colorado cita a forte concorrência como um empecilho adicional para o desfecho positivo.
O atleta pertence ao Nottingham Forest-ING e foi repassado aos gregos, por empréstimo, dentro da parceria entre as equipes. Entretanto, a realidade de baixo aproveitamento não mudou. Na liga inglesa foram dez jogos num semestre, enquanto no novo país 11 e nenhum gol ou assistência no período.
Scarpa, que completará 30 anos em 5 de janeiro, nos últimos dias passou a analisar com outra perspectiva um eventual retorno ao Brasil. Antes resistente, o jogador deu indicativos a pessoas próximas aceitar um projeto sólido na briga por títulos, além da manutenção do elevado padrão salarial do Velho Continente.
Desta forma, Atlético-MG e Flamengo sinalizaram aos procuradores ofertas superiores a 4 milhões de euros (cerca de R$ 21 milhões na conversão atual). Os rivais diretos estão na edição de 2024 da Libertadores. A quantia é considerada elevada pelos dirigentes colorados e tende a aumentar, já que os ingleses pedem outros 2 milhões de euros adicionais.
A capacidade financeira da dupla do centro do país faz o Inter fazer a leitura de que há uma espécie de leilão nos bastidores. Sendo assim, o clube considera novos capítulos para retomar a investida ou partir para novas alternativas. Acredita-se que o assunto poderá ser resolvido somente depois da virada de ano.