No mercado em busca de reforços, o Inter tem na mira o uruguaio Nahitan Nández. A informação do interesse colorado no jogador que defende o Cagliari, da Itália, foi publicada pelo colunista Leonardo Oliveira. GZH mostra como joga o atleta que pode ser reforço para o meio-campo de Eduardo Coudet, mas que também pode atuar como lateral.
Formado pelo Peñarol, Nahitan Nández estreou como profissional quando tinha apenas 18 anos. Antes de completar 20, ele já era titular do time uruguaio e foi convocado para defender a Celeste nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia.
Em 2017, o Boca Juniors pagou 2,7 milhões de euros ao Peñarol para contratar Nández, que rapidamente virou um dos principais nomes do time comandado por Guillermo Schelotto que conquistou o bicampeonato argentino.
A passagem de Nández pela Bombonera foi encerrada em 2019, quando deixou a Argentina para atuar no Cagliari. Os italianos desembolsaram 16 milhões de euros para levar o meia uruguaio. Desde então, ele disputou 144 partidas pelo clube. Na atual temporada, disputou 13 jogos, 11 deles como titular.
Polivalente
Nández é um jogador que pode fazer diferentes funções no meio-campo. Volante de origem, ele atua tanto pela faixa central quanto pelo setor direito. No Boca, por exemplo, chegou a jogar como o homem aberto no lado direito em uma linha de quatro, função que também executou na seleção uruguaia com o técnico Óscar Tabárez.
O jogador Cagliari voltou a ser chamado para a seleção por Marcelo Bielsa, mas não tem atuado no meio-campista. Nas quatro partidas em que defendeu a Celeste nas Eliminatórias, foi utilizado como lateral direito. Nández também já jogou improvisado como lateral no Cagliari.
Mapa de calor de Nández no atual Campeonato Italiano:
Na forma como o Inter tem atuado com Eduardo Coudet, no sistema 4-1-3-2, Nández pode fazer tanto a função de homem central da linha de três, na qual Aránguiz foi titular na Libertadores e na maior parte do segundo turno do Brasileirão, ou pelo lado direito, onde tem atuado Mauricio. O jovem meia colorado é um jogador que desperta interesse no mercado e pode ser negociado.
Mesmo com Mauricio seguindo no Beira-Rio, há possibilidade de que Nández atue junto a ele e Aránguiz, caso seja contratado. Nas duas últimas rodadas do Brasileirão, sem Johnny, Coudet usou Aránguiz como primeiro volante e Bruno Henrique como o meia central. Nández pode jogar nessa função que foi executada por Bruno Henrique contra Corinthians e Botafogo.
Nández na atual temporada:
- 12 jogos (10 como titular)
- 1 gol
- 1 assistência
- 0,9 finalizações por jogo
- 14,3 passes certos por jogo (71% de aproveitamento)
- 0,7 desarmes por jogo