O Inter vai precisar quebrar um histórico recente que possui nos confrontos com o Cuiabá jogando na Arena Pantanal. Os colorados nunca venceram na casa do rival. Foram três jogos entre Copa do Brasil e Brasileirão, com dois empates e uma derrota.
Para o time de Eduardo Coudet garantir uma vaga na próxima Copa Sul-Americana, na projeção atual, ainda serão necessários, pelo menos, mais dois pontos. Vencer o Cuiabá serviria para ultrapassar essa barreira e também para acabar com essa invencibilidade dos donos da casa no confronto.
O primeiro encontro entre os dois times aconteceu em 2014. Na segunda fase da Copa do Brasil, o time treinado por Abel Braga perdia por 1 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo quando Rafael Moura marcou o gol de empate que deixaria o Inter em vantagem para o jogo da volta no Beira-Rio. Alan Patrick e Aránguiz foram titulares naquela partida. Curiosamente, os dois estarão de volta ao time justamente para o jogo desta quarta-feira (29).
Naquela oportunidade, no dia 1º de maio de 2014, o Inter foi a campo com Dida; Gilberto (Jorge Henrique), Ernando, Paulão e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alan Patrick (Valdívia) e D'Alessandro; Alex (Wellington Paulista) e Rafael Moura.
O segundo jogo entre Cuiabá e Inter, na Arena Pantanal, foi pelo Brasileiro de 2021. A partida válida pela 33ª rodada acabou marcando a única derrota do Inter em solo mato-grossense. O time treinado por Diego Aguirre tinha na zaga um atual titular da equipe de Eduardo Coudet, e que também estará em campo no próximo confronto: o zagueiro Gabriel Mercado.
No dia 17 de novembro de 2021, o Inter acabou sendo derrotado por 1 a 0 com o time formado por Marcelo Lomba; Saravia (Heitor), Bruno Méndez, Mercado e Paulo Victor (Thauan Lara); Dourado, Johnny (Matheus Cadorini), Patrick e Carlos Palacios (Juan Cuesta); Caio Vidal (Edenilson) e Yuri Alberto.
O último encontro do Inter com o Cuiabá na condição de visitante foi pela 7ª rodada do Brasileirão de 2022. Com gol de pênalti marcado pelo uruguaio Carlos de Pena, o Inter voltava para casa com o empate por 1 a 1.
Em 21 de maio de 2022, Mano Menezes mandou a campo: Daniel; Bustos, Mercado, Vitão e Moisés; Gabriel, Liziero (Alemão), Edenilson (Wesley Moraes) e Alan Patrick (Mauricio); Wanderson (Pedro Henrique) e David (De Pena).
O jogo desta quarta, inclusive, é marcado por uma estatística inversa. Se o Inter nunca ganhou do rival no Mato Grosso, o Cuaiabá venceu o Colorado no primeiro turno jogando em pleno Beira-Rio. Era o segundo jogo após o retorno de Coudet ao Inter. Esse é mais um ingrediente para o reencontro válido por essa 36ª rodada de Brasileiro. A partida está marcada para às 20h, na Arena Pantanal.