Para evitar mencionar a palavra rebaixamento no Brasileirão depois da eliminação na Libertadores, o Inter tem uma sequência praticamente ideal em outubro para tentar recuperação. Claro, à exceção do Gre-Nal. Tirando o Grêmio, todos os adversários neste mês estão no Z-4 ou no entorno da zona de descenso para a Série B. Serão confrontos diretos, que podem alavancar a equipe de Eduardo Coudet para voos maiores na competição ou colocá-lo, definitivamente, em situação de risco.
Das cinco partidas do 10º mês do ano, três são no Beira-Rio, todos em domingos: os confrontos contra Grêmio, Santos e Coritiba. Fora de casa, os oponentes são Bahia e Vasco. Além de tudo, após o clássico do deste final de semana, o campeonato dará uma folga de 10 dias, na pausa da data Fifa. O Colorado voltará a campo apenas em 18 de outubro, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.
Possivelmente, porém, Eduardo Coudet não terá alguns dos convocados, já que a rodada das Eliminatórias está marcada para o dia anterior. Rochet, Aránguiz e Valencia devem ser as baixas. Johnny pode aparecer na lista da seleção dos EUA, cuja convocação ainda não foi informada.
Ninguém esconde no Beira-Rio que a situação na tabela é incômoda. O Inter abrirá a 26ª rodada com 29 pontos, três acima do Z-4, na 14ª posição. Eliminado da Libertadores, o Colorado agora terá foco exclusivo no Brasileirão.
No primeiro turno, esta foi a melhor sequência do time, à época comandado por Mano Menezes. Depois de perder o Gre-Nal, a equipe emendou três vitórias (Bahia, Vasco e Coritiba) e um empate (Santos). Depois, ainda teve o América-MG, que também teve três pontos colorados.
É nessa memória recente que o clube aposta para dar novo rumo ao campeonato. No momento, a projeção aponta para 41 pontos como suficientes para escapar do rebaixamento sem sustos. Para o G-6 (e por consequência garantia na Libertadores de 2024), o cálculo está em 67 pontos. Para a Sul-Americana, é possível que entre quem somar 46 pontos. Isso, claro, tendo como base o aproveitamento atual. E pode ser alterado nas próximas rodadas. Mas não ficará longe desses números.