O treino com portões fechados na manhã deste domingo (15) escondeu a decisão final, mas o jogo da próxima quarta-feira (18), contra o Bahia, mostrará quem é o titular da lateral direita do Inter. Com Hugo Mallo de volta, após cumprir suspensão no Gre-Nal, o técnico Eduardo Coudet terá de fazer uma opção entre ele e Bustos.
Da última vez que teve os dois à disposição, o treinador colorado escalou o espanhol nos dois jogos contra o Fluminense, pela semifinal da Libertadores. No entanto, a escolha foi justificada pelo viés tático, uma vez que o camisa 2 teria um poder maior de marcação do que o argentino, dono da posição desde os tempos de Mano Menezes.
Agora, há dois pontos de debate, com prós e contras para cada um dos lados. Em favor de Mallo pesa o fato de que, com Renê suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Dalbert ocupará a lateral esquerda. E, sendo este um jogador de característica ofensiva, o espanhol poderia representar um equilíbrio maior na defesa.
Por outro lado, o que pode pesar em favor de Bustos é a ausência de zagueiros reservas para Vitão e Mercado. Como Igor Gomes e Nico Hernández estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o argentino pode ganhar a vaga, enquanto Mallo seria resguardado para uma eventual substituição emergencial na defesa.
Desde que chegou a Porto Alegre por indicação de Coudet, com quem havia trabalhado no Celta de Vigo, o espanhol disputou oito jogos com a camisa colorada — cinco delas como lateral-direito, incluindo os minutos finais contra o Atlético-MG, quando foi expulso.
Além desta dúvida na defesa, o Colorado tem até terça (17) para definir o restante da escalação que atuará na Arena Fonte Nova. A provável formação tem: Keiller; Mallo (Bustos), Vitão, Mercado e Dalbert; Gabriel (Rômulo), Bruno Henrique, Maurício e Wanderson; Alan Patrick e Luiz Adriano (Lucca).