A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (29) a equipe de arbitragem para o jogo entre Inter e Fluminense, na próxima quarta-feira (4), no Estádio Beira-Rio, pelas semifinais da Libertadores. O árbitro será Jesús Valenzuela. Ele será auxiliado por Jorge Urrego e Tulio Moreno. Juan Soto será o responsável pelo VAR. O quarteto é venezuelano.
Nas oitavas da Libertadores, Valenzuela comandou a partida entre River Plate e Inter, na Argentina, com vitória dos mandantes por 2 a 1. Depois, nas quartas, ele foi o juiz do confronto entre Olimpia e Fluminense, no Paraguai, quando os cariocas venceram por 3 a 1.
O venezuelano tem 39 anos e está no quadro da Fifa desde 2013. Ele apitou as finais da Copa Sul-Americana de 2020, entre Lanús e Defensa y Justicia, e da Recopa Sul-Americana de 2022, entre Palmeiras e Athletico-PR.
Em 2022, esteve na Copa do Mundo do Catar e tornou-se o segundo de seu país a atuar em um Mundial, algo que não acontecia desde a Copa de 1974. Na fase de grupos, ele comandou o 0 a 0 entre Estados Unidos e Inglaterra. Posteriormente, nas oitavas, esteve presente na vitória da França sobre a Polônia por 3 a 1.