Depois de um período afastado, o Fluminense voltou a jogar no Maracanã na noite desta quarta-feira (20). Pela 24ª rodada do Brasileirão, os cariocas venceram o Cruzeiro por 1 a o, na última partida antes de enfrentar o Inter pelas semifinais da Libertadores. Com o resultado, o clube do Rio de Janeiro ultrapassou o Grêmio e entrou no G-4 da competição nacional.
O técnico Fernando Diniz mandou a campo a equipe titular, com exceção do lateral-esquerdo Marcelo que, recém voltando de lesão, iniciou no banco, dando lugar a Diogo Barbosa, mas entrou no segundo tempo. Arias e Ganso, em fase final de recuperação de problemas no tornozelo e no joelho, respectivamente, foram ausências. Alexsander e Lima entraram em seus lugares.
O primeiro tempo não foi dos mais movimentados. O time mandante insistiu na manutenção da posse de bola, sem ser efetivo. Aos 17, Keno avançou pela esquerda e acionou Cano. O argentino bateu firme, mas parou no travessão. Aos 23, Alexsander apareceu de surpresa na área, cortou a marcação com categoria e chutou cruzado. Rafael Cabral fez bela defesa.
Na volta do intervalo, Martinelli voltou no lugar de Felipe Melo, que estava amarelado. Logo no primeiro minuto da etapa final, Mateus Vital passou por Nino e finalizou. André cortou em cima da linha. Aos 17, Alexsander e Lima saíram. Leo Fernández e Marcelo entraram. O jogador com passagem por Real Madrid e Seleção Brasileira atuou mais avançado como meia.
As trocas tiveram consequência imediata. Aos 21, Leo Fernández cobrou falta com o pé esquerdo. Rafael Cabral só observou e nada conseguiu fazer. Aos 29, os visitantes levaram perigo. Matheus Jussa completou de cabeça. Fábio espalmou. Nos minutos finais, o Cruzeiro até pressionou de forma mais incisiva, mas não teve sucesso.
O Fluminense não perde como mandante no Maracanã desde janeiro, quando foi superado pelo Botafogo, por 1 a 0, no Campeonato Carioca. No período, foram 23 jogos, com 19 vitórias e quatro empates. O Colorado joga nesta quinta-feira (21), contra o Athletico-PR, em Curitiba. A expectativa é de que Eduardo Coudet opte por uma formação alternativa. Vitão e Johnny, em recuperação de lesões, nem viajaram com a delegação.
O Fluminense foi escalado com Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Martinelli) e Diogo Barbosa; André, Alexsander (Marcelo), Lima (Léo Fernández) e Keno (Marlon); John Kennedy e Cano (Yony González).