Como restam duas rodadas para o fim da fase de grupos da Libertadores, o Inter não tem a obrigatoriedade de vencer o Nacional, nesta quarta-feira (7), para classificar às oitavas de final. Caso volte do Uruguai com um empate ou uma derrota, os comandados de Mano Menezes ainda terão o duelo contra o Independiente Medellín, no dia 28 de junho, para garantir a vaga em casa. Contudo, é justamente este o ponto de preocupação.
Por mais não que seja tratado publicamente, o objetivo colorado é não repetir o ambiente de pressão vivido no Beira-Rio, que já atrapalhou a equipe nas eliminações para Melgar, Caxias e América-MG. Assim, a missão será conquistar uma vitória em Montevidéu para evitar a repetição de cenários anteriores e, de quebra, alcançar o objetivo com uma partida de antecedência.
— Temos duas decisões. A primeira é lá no Uruguai. Vamos jogar com o Nacional da mesma maneira que jogamos na nossa casa e tenho certeza que, se fizermos um primeiro tempo como fizemos em casa (no empate por 2 a 2), vamos estar próximos de vencer o jogo e trazer a classificação para a casa. O Nacional também tem que nos vencer, também é uma decisão para eles. Então, vamos jogar com a responsabilidade do lado de lá, sem ter que esperar como eles esperaram a gente durante uma boa parte do jogo. É diferente, é outro jogo. Eles têm que sair um pouco mais para jogar e teremos outra condição. Você joga em transição, com outra condição de construção de jogo e vamos ver quem tem mais condição no final da partida — destacou o treinador colorado após o empate com o Santos, na Vila Belmiro, no último sábado (3).
Líder do Grupo B, com oito pontos, o clube gaúcho avançará à próxima etapa do torneio continental com uma vitória simples no Parque Central. O problema é que vencer fora de casa não tem sido algo comum nesta temporada.
Dos 15 jogos disputados como visitante nesta temporada, o Inter venceu apenas três vezes: contra Metropolitanos, na Venezuela, Aimoré e Brasil de Pelotas, pelo Gauchão. No mais, foram cinco empates e cinco derrotas, contabilizando 31% de aproveitamento.
— Nosso futebol não está brilhante e eu nem teria a falta de entendimento para chegar aqui e defender algo que não está acontecendo. Mas se esse futebol que não está tão brilhante nos coloca como o único brasileiro invicto e com a sexta melhor campanha, se melhorarmos um pouco vamos conseguir a nossa classificação e depois podemos pensar em coisas melhores — complementou Mano.
Confira os resultados do Inter como visitante em 2023:
15 jogos (3 vitórias, 5 empates e 5 derrotas)
Libertadores
- 2x1 Metropolitanos
- 1x1 Independiente Medellín
Brasileirão
- 1x1 Santos
- 1x3 Grêmio
- 0x2 Atlético-MG
- 0x2 São Paulo
- 1x1 Fortaleza
Copa do Brasil
- 0x2 América-MG
- 1x2 CSA
Gauchão
- 1x1 Caxias
- 1x2 Grêmio
- 2x0 Aimoré
- 1x0 Brasil de Pelotas
- 0x0 Novo Hamburgo
- 1x1 Avenida