Precisando reagir após a eliminação na Copa do Brasil, o Inter entra em campo neste sábado (3), contra o Santos, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Brasileirão. O jogo terá ingrediente especial. O Colorado irá reencontrar dois profissionais com trajetórias ligadas à sua história.
Paulo Roberto Falcão é considerado o maior ídolo do Inter. Como jogador, liderou o time ao tricampeonato do Brasileirão na década de 1970. Como técnico, foram três passagens, ainda que não tenha conseguido desenvolver trabalhos mais longos.
Volante revelado na década de 1990, Odair Hellmann também teve a oportunidade de comandar o Colorado, onde também deu os primeiros passos no futebol. De forma efetiva, ele foi treinador de 2018 a 2021, quando alcançou à final da Copa do Brasil, em 2019.
Falcão ocupa o cargo de coordenador esportivo do Santos desde novembro de 2022, mesmo período em que Odair Hellmann foi anunciado como técnico da equipe paulista.
O momento vivido pelos dois é similar ao do Inter. Com desempenhos ruins no Estaduais, aliado às recentes desclassificações na Copa do Brasil, ambos têm sofridos com críticas.
Inter x Falcão
Como atleta, Falcão atuou contra o Inter em dois amistosos. O primeiro na estreia pela Roma, em 30 de agosto de 1980, um 2 a 2. Depois, em 26 de setembro de 1985, quando o meio-campista debutou pelo São Paulo, que, na ocasião, venceu por 1 a 0.
Como técnico, foram mais duas vezes. Em 2012, quando estava à frente do Bahia, Falcão reencontrou o Inter pelo Brasileirão. O empate em 1 a 1, em Pituaçu, teve gols do meia Gabriel e do zagueiro Índio. Em 2015, treinando o Sport, voltou ao Beira-Rio. A vitória foi do Inter, por 2 a 1, com gols de Lisandro López e Rodrigo Dourado. Élber fez o gol pernambucano.
Inter x Odair Hellmann
Odair reencontrou o Inter em duas vezes, todas sob o comando do Fluminense e válidas pelo Brasileirão. Em 2020, levou a melhor no Maracanã, por 2 a 1, em confronto que marcou a grave lesão do centroavante Paolo Guerrero. No returno, em Porto Alegre, nova vitória por 2 a 1, diante de um Inter que ainda tentava se encontrar sob o comando de Abel Braga.
Duelo na Vila Belmiro
Ainda que venha de três resultados positivos, a desclassificação na Copa do Brasil voltou a aumentar a desconfiança a respeito do futuro do Inter na temporada. O Colorado vai atrás da quarta vitória na Vila Belmiro. As outras três ocorreram em 2014, 2016 e 2018. No lado rival, a situação também é de alerta. São cinco partidas sem vencer, com duas derrotas e três empates em compromissos por Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana.