A preparação física foi apontada como fator determinante para a má temporada do Inter. Pelo menos é o que busca transparecer o técnico Mano Menezes em suas recentes entrevistas. Após a derrota no Gre-Nal, a quinta seguida na temporada, o treinador usou o exemplo dos seus volantes para falar sobre a dificuldade física que o time tem tido.
Ao analisar as recentes derrotas do Inter, Mano citou que teve de substituir seus dois volantes em cada um dos quatro jogos anteriores ao Gre-Nal, e que isso não era algo comum no futebol, o que exemplificava os problemas do elenco.
— Quando uma equipe está taticamente mal em campo, toda ela, o treinador tem culpa. Quando a maioria (dos jogadores) não está bem, nossos problemas são mais profundos. Faz quatro jogos antes de hoje (domingo) que eu sempre substituo meus dois volantes por desgaste físico. Nenhum time do mundo substitui os dois por desgaste físico. Quando a gente chega a esse ponto, é porque alguma coisa muito grave aconteceu antes. Por esse ponto de partida é que começamos a entender por que chegamos a esse ponto. Essas coisas levam a outras coisas. Aí, temos queda técnica, o jogador que não toma a decisão tão boa — declarou.
A questão é que isso não ocorreu. Diferentemente do que foi dito na entrevista, Mano Menezes não havia substituído seus dois volantes nas quatro partidas anteriores ao Gre-Nal. Apenas em duas delas, contra América-MG e Atlético-MG, dois volantes foram sacados no decorrer das partidas. Sendo que contra o Galo o Inter iniciou com um trio de volantes, e o uruguaio De Pena completou os 90 minutos. Rômulo e Matheus Dias saíram para entradas de Baralhas e Nico Hernández.
Nas derrotas para São Paulo e Athletico-PR, De Pena também iniciou como volante e jogou os 90 minutos em ambas partidas. Diante dos paulistas, Campanharo foi o outro titular e saiu no intervalo para entrada de Baralhas. Baralhas iniciou contra o Furacão e saiu 34 do segundo tempo para a entrada de Estêvão.
Diante da avaliação de Mano Menezes e da diretoria de problemas na preparação física, o Inter demitiu em 11 de maio o preparador Jean Carlo Lourenço. Sem ter contratado um novo profissional para a vaga, o antigo auxiliar João Goulart assumiu de forma interina o comando da preparação física colorada.
Confira quantos minutos jogaram os volantes do Inter nessa sequência de derrotas:
Grêmio
- Johnny jogou 90 minutos
- Campanharo saiu aos 30 do 2º tempo para entrada de Nico Hernández
América-MG
- Baralhas saiu aos 10 do 2º tempo para entrada de De Pena
- Campanharo saiu aos 33 do 2º tempo para entrada de Johnny
Atlético-MG
- Iniciou com um trio de volantes formado por Matheus Dias, Rômulo e De Pena
- De Pena jogou os 90 minutos
- Matheus Dias saiu no intervalo para entrada de Nico Hernández
- Rômulo saiu aos 37 do 2º tempo para entrda de Baralhas
Athletico-PR
- De Pena jogou os 90 minutos
- Baralhas saiu aos 34 do 2º tempo para entrada de Estêvão
São Paulo
- De Pena jogou os 90 minutos
- Campanharo saiu no intervalo para entrada de Baralhas