Vindo de uma sequência de três derrotas sem sequer marcar gol, o Inter tem um adversário em situação ainda pior na temporada. O América-MG chega para o confronto de oitavas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (17), às 21h30min, na lanterna do Campeonato Brasileiro e tendo como último resultado uma goleada sofrida de 4 a 0 para o rival Cruzeiro.
O time de Vagner Mancini teve um início de temporada positivo, com a chegada até a final do Campeonato Mineiro invicto e eliminando justamente o Cruzeiro na semifinal. As primeiras derrotas do ano vieram na decisão com o Atlético-MG, quando levou 3 a 2 no jogo de ida e 2 a 0 na volta.
Após o Campeonato Mineiro, porém, o América desandou. A equipe venceu apenas dois dos seus últimos 10 compromissos. No período sofreu seis derrotas e teve dois empates.
No Brasileirão, o Coelho tem a pior campanha com apenas um ponto somado em seis rodadas. O aproveitamento é de 5%. Goleado pelo rival Cruzeiro no final de semana, o América também tem a pior defesa do Campeonato Brasileiro. A equipe sofreu 17 gols em seis jogos – média de 2,8 por partida.
A campanha na Sul-Americana também deixa a desejar. O time mineiro é terceiro colocado em seu grupo, com quatro pontos, a três do líder Millonarios-COL e dois do vice Defensa y Justicia-ARG. O mau desempenho recente surpreende quem acompanha o América-MG de perto.
— A queda do América deixou todo mundo espantado porque era tido como um time muito competitivo para o Brasileirão, pelo menos para fazer uma campanha tranquila em relação ao rebaixamento. Em Minas, muita gente acredita que mais cedo ou mais tarde o América vai reagir. O grupo é praticamente o mesmo das últimas temporadas, com jogadores experientes no meio como Alê e Juninho, um bom goleiro como o (Matheus) Cavichioli e um centroavante que tem feito gols como o Aloísio. Mas o time no momento tem desperdiçado muitas oportunidades — complementa:
Não é para se enganar com a goleada sofrida para o Cruzeiro. O América acertou três bolas na trave naquele jogo e perdeu, pelo menos, duas chances claras com o Mikael. A torcida acredita na reação e confia no bom desempenho do clube na Copa do Brasil. Está mal no Brasileirão, mas pode voltar a apresentar o bom futebol do começo do ano —avalia Rogério Côrrea, narrador da Globo Minas.
Problemas com operação
O América-MG teve quatro jogadores com nomes citados na Operação Penalidade Máxima II, que investiga manipulação de resultados em apostas esportivas. Um deles, o lateral-direito Nino Paraíba teve o contrato rescindido. Os outros três jogadores são Marlon, Matheusinho e Dadá Belmonte. Os dois últimos não têm sido utilizados. Marlon foi afastado do jogo contra o Bragantino, na semana passada, mas atuou no clássico com o Cruzeiro.
Vagner Mancini já reconheceu publicamente que os casos interferiram no emocional do elenco. O treinador afirmou que Marlon só jogou no domingo porque ele não podia contar com o outro lateral-esquerdo do elenco, Nicolas, ex-Grêmio.
— O Marlon ficou de fora do último jogo, e se eu tivesse o Nicolas hoje (domingo), ele também ficaria de fora porque isso de certa forma deve mexer com ele. Sem o Nicolas tive que utilizar, acho que ele fez um bom primeiro tempo, ele caiu no segundo — avaliou.
— Vivemos algo diferente nos últimos dias. Alguns atletas foram citados (na Penalidade Máxima II). Então o emocional de todo mundo fica um pouco abalado — reconheceu Vagner Mancini.