O Bahia que enfrentará o Inter neste domingo, no Beira-Rio, tem na temporada de 2023 o forte investimento da parceria com o Grupo City, que gastou mais de R$ 80 milhões para bancar reforços. No elenco de alto custo, mas que ainda não conseguiu decolar neste ano, estão nomes conhecidos da dupla Gre-Nal. GZH mostra como estão os ex-gremistas Thaciano, Biel, Everaldo e Diego Rosa e o ex-colorado Danilo Fernandes.
Dos cinco jogadores conhecidos do futebol gaúcho, três deles têm sido habitualmente titulares no Bahia: Thaciano, Biel e Everaldo. Danilo Fernandes passou por uma cirurgia no joelho, em agosto do ano passado, e voltou a ser relacionado apenas na última rodada do Brasileirão, quando ficou no banco no empate com o Goiás. Já Diego Rosa, formado pelo Grêmio e vendido para o Grupo City antes de estrear como profissional, iniciou a temporada como titular, mas perdeu espaço.
Já Biel, Everaldo e Thaciano gozam de prestígio no Bahia. Everaldo é o artilheiro no ano, com 11 gols. Biel aparece como vice-artilheiro, com oito, e ainda lidera as assistências, com seis. Setorista do Bahia pelo portal ge.globo, Tiago Lemos avalia os jogadores.
— Desses atletas, o maior destaque é o Biel. Ele é o maior destaque na temporada, sendo o vice-artilheiro e líder de assistências. O Thaciano chegou faz pouco tempo, mas já vem se destacando no Brasileirão com participação em gols. O Thaciano entra no rodízio que o Renato Paiva faz nas escalações, mas é considerado titular, tem jogado quando está em bom nível físico — avaliou.
Já Diego Rosa é apontado como uma decepção até o momento após ter desembarcado em Salvador com o cartaz de ser um jogador comprado pelo Grupo City por R$ 30 milhões quando ainda estava na base do Grêmio.
— O Rosa é o jogador que menos se destacou. Dos jogadores do elenco é um dos mais criticados. Ele começou como titular, mas perdeu um pouco de espaço. O Diego até jogou bem em alguns minutos, mostrou uma melhora em relação ao primeiro trimestre, mas ainda não se afirmou — destaca Tiago Lemos.
Inter e Bahia se enfrentarão neste domingo, às 16h, no Beira-Rio, pela oitava rodada. A provável escalação dos baianos tem: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré, Rezende, Thaciano e Ryan; Ademir, Everaldo e Biel.
Como estão em 2023
Everaldo
- 29 jogos
- 11 gols
- 4 assistências
- 1.833 minutos jogados
Biel
- 28 jogos
- 8 gols
- 6 assistências
- 2.080 minutos jogados
Diego Rosa
- 30 jogos
- 930 minutos
Thaciano
- 6 jogos
- 2 assistências
- 1 gol
- 1.011
Danilo Fernandes
- voltou a ser relacionado na última rodada após nove meses no departamento médico