Inter e CSA se enfrentam nesta quinta (27), às 20h, pela terceira fase da Copa do Brasil. Mas, em 2002, uma história curiosa uniu os dois clubes. No dia 5 de maio, de uma só vez, o Colorado contratou três atletas do time nordestino: o volante Geninho e os meias Cleiton Xavier e Rubiano. O trio havia sido destaque na Copa do Nordeste daquela temporada.
O detalhe é que o principal interesse da direção colorada estava em Rubiano, que não obteve destaque em Porto Alegre. O nome que ficou mais conhecido foi o de Cleiton Xavier. Pelo Colorado, ele disputou 93 partidas, com sete gols. A melhor fase em solo gaúcho foi em 2003, sob comando de Muricy Ramalho. Conquistou dois títulos gaúchos: 2003 e 2004.
Depois, foi incluído em uma série de empréstimos, passando por Sport, Gama, Brasiliense, Marília e Figueirense. Em Santa Catarina, reencontrou o melhor desempenho, chamando a atenção do Palmeiras, para onde se transferiu em 2009.
Com a boa fase na capital paulista, chegou a inclusive ser chamado por Dunga para uma partida da Seleção Brasileira nas Eliminatórias. Teve uma passagem pelo Metalist, da Ucrânia, e se aposentou em 2018.
Geninho foi a campo pelo Inter em 24 vezes. Sem conseguir se firmar, foi emprestado ao Criciúma, em 2003. Posteriormente, peregrinou pelo Brasil, intercalando com uma experiência no futebol chinês, e se despediu dos gramados em 2015.
Rubiano teve apenas um jogo oficial pelo Colorado, no Brasileirão de 2003. Além disso, atuou somente em amistosos. Também foi emprestado ao Criciúma, onde seguiu a carreira. Voltou ao CSA em 2007. No mesmo ano, morreu em um trágico acidente de moto, em Murici, no interior de Alagoas.
Adriano Gabiru
O herói do título mais importante do Inter também surgiu no CSA. Campeão estadual em 1997, no primeiro ano de profissional, Adriano Gabiru ainda jogou por Athletico-PR, Olympique de Marselha-FRA, e Cruzeiro. Entrou para a história colorada ao anotar o gol da vitória sobre o Barcelona, na conquista do Mundial do Clubes, em 2006, no Japão.
Retrospecto
No histórico de confrontos, não foram muitos jogos entre as duas equipes. O duelo em Maceió será o sexto. No jogo desta quinta, pela Copa do Brasil, o Colorado chega em vantagem. Na ida, o Colorado venceu os alagoanos por 2 a 1, no Beira-Rio. Desta forma, até mesmo um empate no Rei Pelé garante os gaúchos nas oitavas de final da competição nacional.