Titular na campanha do Inter no vice-campeonato brasileiro de 2022, Johnny foi alvo de críticas da torcida e da imprensa na atual temporada. Porém, o jovem recebeu um voto de confiança público do técnico Mano Menezes após a vitória, de virada, sobre o Flamengo. Para ele, o camisa 30 já teve momentos melhores, mas precisa de confiança para render ainda mais.
— É importante o torcedor entender que ele é parte importante na confiança que passa para os jogadores ou ao contrário. Claro que a confiança de Johnny caiu. Óbvio. Você vê que ele está abaixo daquilo que ele pode render. Tivemos uma conversa nesta semana, eu e ele. O caminho nessa hora é simplificar mais — disse Mano, que complementou: — Vai crescer e vai retomar como todos os outros.
As vaias proferidas em alguns jogos no Estadual ao atleta, além de comentários na mídia e redes sociais, abalaram o volante. A queda no rendimento admitida publicamente ligou o sinal de alerta entre os membros da comissão técnica.
A chegada de novos reforços para o setor de meio-campo, principalmente de Campanharo e Rômulo, considerados primeiros volantes, devolveram o norte-americano à posição em que se sente mais à vontade, como segundo homem do meio. Desta forma, ele tem mais liberdade para conseguir apoiar, mas também ajuda a trazer solidez ao sistema defensivo devido às suas características.
Contra o CSA, em Maceió, na quinta-feira (27), a tendência é de que a formação inicial do Inter diante do Flamengo seja repetida. Logo, a provável escalação deverá ter: Keiller; Igor Gomes, Vitão, Mercado e Renê; Campanharo e Johnny; Pedro Henrique, Alan Patrick e Wanderson; Alemão.
O contrato atual de Johnny está em vigência desde fevereiro deste ano e tem duração até o final de 2026. O volante de 21 anos foi alvo do mercado europeu na última janela de transferências, e o clube projeta uma venda no próximo período de negociações. Como o Inter tem 100% dos direitos econômicos do atleta, a expectativa é de arrecadar aproximadamente 10 milhões de euros (R$ 56 milhões na conversão atual) com uma eventual transação.