O Inter planeja entrar na Fifa para cobrar o Zenit, da Rússia, por um valor referente à ida de Yuri Alberto ao Corinthians. Na venda do jogador para os europeus, no início de 2022, ficou estipulado que os gaúchos teriam direito a 10% de uma futura negociação.
Em janeiro de 2023, o clube paulista anunciou a compra do atleta. O acordo não teve valores, mas uma troca. Ao Zenit, o Corinthians cedeu o goleiro Ivan, o zagueiro Robert Renan, o meio-campista Du Queiroz e os atacantes Mantuan e Pedro.
Segundo fontes do lado colorado, os russos alegam que não devem nada, já que receberam jogadores e não dinheiro. O Inter entende que deve ser calculado um preço a partir do valor de mercado dos cinco jogadores envolvidos na troca.
Sem acordo, o clube gaúcho prepara uma ação na Fifa para resolver a situação. Primeiro, para garantir algum pagamento. Depois, para a entidade definir as cifras, já que o Inter pode alegar um preço e o Zenit, outro.
No Beira-Rio, a avaliação é de que o negócio superaria 30 milhões de euros, sendo 3 milhões do Inter (R$ 16,8 milhões, na cotação atual). A quantia é considerada importante para o orçamento do Colorado, que planeja arrecadar R$ 130 milhões em negociações em 2023.