Inter e Caxias voltarão a se encontrar pelo Gauchão 2023 nos jogos de ida e volta da fase semifinal, com o primeiro confronto ocorrendo neste sábado (18), no Estádio Centenário. Na fase classificatória, o duelo terminou empatado em 2 a 2, no Beira-Rio. Para o mata-mata, o Colorado leva um trunfo histórico no jogo que já foi até decisão de Estadual: o fato de não perder para o Grená há cinco anos.
A última vez que o Inter foi derrotado pelo Caxias foi no Gauchão de 2018, no Centenário. Em partida válida pela terceira rodada da competição, o Colorado foi batido por 2 a 1 pelo Grená comandado por Luiz Carlos Winck. Laércio e Alex William marcaram os gols do Caxias, enquanto William Pottker descontou.
Desde então, o Inter levou a melhor sobre o Caxias em cinco dos últimos sete confrontos. Em 2019, o Grená comandado por Pingo encantou o Estado, porém levou a pior nos três jogos contra o Colorado de Odair Hellmann, que venceu a partida da primeira fase e os dois jogos da semifinal. No ano seguinte, as equipes ficaram no 1 a 1 no Estádio Centenário, quando o time da Serra já era campeão do primeiro turno.
Nos últimos campeonatos, o Inter venceu o Caxias durante a primeira fase. Em 2021, Edenilson e Thiago Galhardo construíram o 2 a 0. E, em 2022, em Caxias do Sul, Mauricio definiu o 1 a 0 aos 41 minutos do segundo tempo.