Pedro Henrique iniciou 2023 como terminou 2022: destaque no time do Inter. Neste ano, no entanto, a diferença está na condição de titular, alcançada desde a segunda rodada do Gauchão, e na função, um pouco mais adiantado, como referência do ataque colorado.
O resultado não poderia ser melhor. Pedro Henrique é o artilheiro do Estadual, com seis gols marcados após sete rodadas. Ele soma ainda uma assistência. Dos 13 gols marcados pelo Colorado na competição, sete deles tiveram a participação do camisa 28.
Foram 502 minutos em campo, o que dá a média de um gol a cada 83 minutos. Nos empates com o Juventude e o Caxias, além da vitória sobre o Brasil-Pel, os gols anotados por Pedro Henrique foram decisivos para a conquista de cinco dos 13 pontos somados pelo Inter até o momento. Abaixo, GZH detalha os gols feitos por Pedro Henrique na campanha colorada:
Inter 2x2 Juventude (um gol)
Entrou no segundo tempo e marcou o gol de empate quando o Inter perdia de 2 a 1. O camisa 28 aproveitou o cruzamento de Mauricio e acertou um belo chute de pé direito, dentro da área, sem qualquer chance de defesa para Pegorari. Neste jogo, atuou mais pelo lado esquerdo de ataque.
Avenida 1x1 Inter
Escalado como titular pela primeira vez, na vaga de Wanderson, jogou o primeiro tempo pelo lado esquerdo ofensivo. Na etapa final, foi deslocado para a vaga de Alemão, no comando de ataque. Apesar da boa movimentação, acabou passando em branco.
Inter 4x0 São Luiz (dois gols + uma assistência)
Mantido como jogador mais avançado do ataque colorado, foi peça importante na primeira vitória do Inter no Estadual. Anotou dois gols, quando o Inter já tinha 1x0 no placar. O primeiro de pênalti, que ele mesmo sofreu. O segundo foi de cabeça, após cobrança de escanteio de De Pena. Também deu assistência para o gol anotado por Wanderson.
Inter 3x0 Ypiranga (um gol)
O segundo triunfo no Beira-Rio também contou com a participação de Pedro Henrique. Foi ele que abriu o placar ao aproveitar falha da defesa do Ypiranga, driblar o goleiro Caíque e empurrar para o fundo do gol.
Novo Hamburgo 0x0 Inter
Na segunda vez que passou em branco, iniciou a partida com uma função diferente. Foi escalado pelo técnico Mano Menezes pelo lado direito de ataque, tendo Alemão como referência. Somente no final da partida voltou a jogar mais avançado, mas sem ser efetivo.
Inter 2x2 Caxias (um gol)
Voltando a atuar como homem à frente, abriu o placar para o Colorado. Ele aproveitou toque de Bustos, conduziu a bola e chutou de esquerda da entrada da área. No início do lance, o camisa 28 estava adiantado, o que não foi visto pela arbitragem.
Brasil-Pel 0x1 Inter (um gol)
Depois de dois empates, o Inter voltou a conquistar três pontos tendo Pedro Henrique como protagonista. Como centroavante, ele não marcou com a bola rolando, mas converteu o pênalti sofrido por Moledo, já no segundo tempo da partida disputada em Pelotas.