A vitória sobre o Brasil de Pelotas, no último sábado (11), manteve o Inter no grupo de quatro equipes que estão se classificando para a fase semifinal do Gauchão. Para o técnico Mano Menezes, é este o objetivo a ser alcançado nesta etapa inicial de competição. Embora tenham se passado sete rodadas e o Colorado ainda não tenha apresentado um desempenho consistente, a comissão técnica entende que é necessário frear as expectativas, sem ansiedade.
O propósito é chegar com uma equipe madura no final de março, quando está marcada a fase final do Estadual, além dos inícios de Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Inclusive já contando com alguns reforços.
No Bento Freitas, pela última rodada, o time sofreu pressão do Xavante nos dois tempos. Foi dominado na primeira etapa e, com o placar em vantagem, precisou aumentar o poder defensivo para resistir às investidas da equipe pelotense nos 10 minutos de acréscimos. Um pênalti concluído aos sete minutos por Pedro Henrique garantiu a vitória.
— Não vi nenhuma equipe ter melhor desempenho que o Inter, apesar da tabela mostrar uma pontuação diferente. Tá todo mundo parecido, retomada de temporada é assim. Estamos construindo uma campanha para chegar lá na frente e estar bem como equipe - destacou o técnico Mano Menezes.
Para o goleiro Keiller, um dos responsáveis por garantir 1 a 0, as circunstãncias enfrentadas em Pelotas inclusive serviram de aprendizado para o que o time poderá enfrentar na sequência da temporada.
— Tínhamos de voltar a vencer no campeonato. Essa vitória nos da moral. Soubemos sofrer. Vamos encontrar muito isso no ano ainda — disse o goleiro.
Para Mano Menezes, os pedidos por melhores atuações existem em razão do Inter não vencer o Gauchão desde 2016. Repetindo um discurso de outras entrevistas coletivas, voltou a dizer que ainda falta muito para o desfecho do campeonato e que o resultado gerou confiança.
— Pessoal está ansioso, faz tempo que o clube não ganha o Gauchão. Não se ganha o Gauchão nas primeiras rodadas, se busca a classificação. Todas equipes precisam de vitórias para ganhar confiança — disse.
O Inter voltará a atuação pelo Gauchão na próxima quinta-feira (16), às 21h30min, diante do São José, no Beira-Rio. No banco de reservas em Pelotas, o zagueiro Gabriel Mercado poderá retornar ao time titular após lesão e estrear na temporada.
Com Mano passando confiança para Johnny, que foi mantido no time mesmo sem uma boa atuação diante do Caxias, e também repetindo a formação sem um centroavante de ofício, porém com Pedro Henrique ocupando a função, o Colorado espera estar melhor fisicamente para superar o Zequinha e voltar a vencer também no Beira-Rio.