Oferecido ao Inter, que analisa algum investimento para o meio-campo, o meia Juan Fernando Quintero se despediu do River Plate com mais boas memórias do que propriamente lamentação pelo fim do ciclo. O colombiano de 29 anos (completa 30 em janeiro) não teve uma uma temporada de despedida à altura de sua história no clube argentino. Juanfer, como é conhecido, é um ídolo da torcida, especialmente por ter feito um dos gols do título da histórica final da Libertadores de 2018, diante do Boca Jrs.
O colombiano entrou em campo 36 vezes no último ano. Mas apenas em 15 foi titular. Em média, atuou 43 minutos por jogo. Foi responsável direto por 14 gols, sendo autor de sete e garçom em outros sete. Participou de 21 vitórias, seis empates e nove derrotas do River Plate. E saiu sem ter sido campeão em 2022.
"Quintero foi vítima do segundo semestre tumultuado do clube. Marcelo Gallardo se despediu, e ele não era uma prioridade da nova comissão técnica", publicou o site Futebol Latino, especialista nos campeonatos sul-americanos.
Colaborou para sua saída, também, um ponto financeiro importante. Como ele completaria um ano morando na Argentina, teria parte do salário (em dólar) bloqueado pelo Banco Central.
Quintero também foi oferecido ao Flamengo. Segundo a imprensa do Rio, a pedida do atleta foi de cerca de R$ 1 milhão por mês, entre salários e luvas. O Inter, no momento, não pretende investir nesse jogador. Ao menos enquanto não acertar os futuros de Mauricio, Johnny e Taison.
Revelado nas categorias de base do Envigado, da Colômbia, Quintero rodou por América do Sul e Europa. Passou por Atlético Nacional-COL, Pescara-ITA, Porto, Rennes, Independiente Medellín, River Plate e Shenzhen FC. Chegou a ser negociado com o Inter em 2016, mas as tratativas pararam.
Quintero em 2022
- 36 jogos (15 de titular)
- 1.554 minutos
- 21 vitórias
- 6 empates
- 9 derrotas
- 7 gols
- 7 assistências