Na terceira rodada, o Inter conseguiu vencer pela primeira vez no Gauchão 2023. Em uma tarde de forte calor e chuva no Beira-Rio, o Colorado contou com uma falha do goleiro Pablo em chute de Wanderson logo aos 16 minutos para abrir caminho para uma goleada de 4 a 0 sobre o São Luiz. Pedro Henrique, escalado como centroavante por Mano Menezes, anotou dois. Rodrigo Moledo completou o placar.
No Beira-Rio, o clima foi de alívio com a vitória após os empates com Juventude e Avenida. No primeiro, em casa, o time deixou o gramado vaiado pela torcida. Autor do gol que abriu caminho para a goleada, Wanderson reforçou que o resultado fortalece a confiança na qualidade do elenco colorado.
— Era algo que esperávamos. Os primeiros jogos foram negativos para a gente, mas trabalhamos duro. O nosso elenco é forte, tem qualidade e hoje demonstramos isso. Temos que seguir o trabalho com humildade, mas saímos satisfeitos pelo resultado. Funcionou bem com o Pedro Henrique improvisado ali na frente. O Mano trabalhou bem isso e conseguimos aproveitar — declarou no caminho para o vestiário.
O técnico Mano Menezes avaliou que o Inter voltou a jogar dentro de sua identidade, da forma que levou o time a terminar o último Brasileirão como vice-campeão. Ele também admitiu que o gol cedo forçou o São Luiz e dar os espaços que os adversários anteriores não deram.
— A minha conversa em Santa Cruz do Sul foi um pouco deturpada, mas é óbvio que sabíamos que em termos de ritmo e competição estava na hora do time voltar a trabalhar dentro da identidade que a equipe construiu. Nunca faltou vontade, mas um pouco de entendimento para a equipe voltar a ser o que era. Voltamos a fazer algumas coisas importantes. O primeiro tempo terminou com 55% de posse nossa contra 45% do adversário. Mesmo com essa posse não deixamos o adversário construir. Saber onde conduzir o adversário para tentar roubar a bola e não tentar em campo aberto, onde é difícil, é importante. Hoje começaram a aparecer os espaços atrás da defesa adversária, o que não apareceu nos outros jogos quando saímos atrás — avaliou.
Sobre a decisão de sacar Alemão do time, Mano Menezes afirmou que a opção por Pedro Henrique de deu pelo ponto de vista tático e não por falta de vontade do antigo titular em campo.
— A gente estava muito estático e tendo dificuldades. Quando falei que queria mais do Alemão não era que ele não queria fazer, mas o que a função exigia. O Pedro (Henrique) se movimentou mais e deu mais opções para a equipe lá em Santa Cruz do Sul. O Alemão vai voltar a jogar. Hoje fez mais do que havia feito nos primeiros jogos quando entrou.
Depois de marcar dois gols, Pedro Henrique deve ganhar sequência como centroavante já que o Inter tem tido dificuldades para fechar uma contratação para a função. O goleador da tarde de sábado no Beira-Rio fez questão de citar Alemão ao falar do seu desempenho.
— Primeiramente estou feliz pela vitória. A gente estava precisando depois das primeiras rodadas. Fiz uma função diferente, mas, mesmo assim, uma função ofensiva. Fiz um pouco pelo Alemão, que muitas vezes se sacrificou movimentando ali na frente. Hoje foi a minha vez de colaborar com a equipe. Sem dúvida logo ele estará fazendo gols importantes. Ele sabe o quanto é importante para o grupo — disse Pedro Henrique, que ressaltou não ter sido novidade para ele jogar como centroavante.
— Já fiz essa função em outros clubes. Movimentação. Não sou um jogador de disputar muito a bola como pivô. Eu preciso movimentar pelas minhas características e foi o que eu fiz — completou.
Após ter vencido a primeira partida no Gauchão, o Inter voltará a jogar no Beira-Rio, na próxima quinta-feira, às 16h30min, diante do Ypiranga. A expectativa é de que os dois últimos reforços anunciados, o volante Gabriel Baralhas e o goleiro John, possam entrar no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para serem relacionados para o jogo.