O Rei Pelé esteve presente em um dos momentos mais importantes da história do Inter. Em 2010, após a conquista do bicampeonato da Libertadores, o maior ídolo do futebol brasileiro entregou a taça para o capitão colorado Bolívar, em um palco montado no gramado do Beira-Rio. Pelé morreu nesta quinta (29), aos 82 anos, vítima de câncer.
A presença de Pelé em Porto Alegre ocorreu por conta de um convite da Conmebol e de uma ação de um banco que patrocinava ao mesmo tempo a Libertadores e as ações de marketing do Rei. O eterno camisa 10 chegou à Capital na véspera da decisão entre Inter e Chivas-MEX e, logo após a chegada, concedeu entrevista coletiva ao lado do presidente da Conmebol, Nicolás Leóz, e dos presidentes de Inter e Chivas.
— Tiveram sorte de não cruzar com o Santos, não é, presidente? (risos) — brincou Pelé, logo no início da entrevista, se dirigindo ao então mandatário colorado Vitório Piffero.
Antes da partida, Pelé disse que o Inter era favorito para a decisão. Afinal, o Colorado havia vencido o Chivas por 2 a 1 no jogo de ida, em Guadalajara, e dependia apenas de um empate para ser bicampeão.
— O Inter, sem dúvida, é o favorito. É difícil para o adversário mudar o resultado, mas tem que respeitar. A vantagem é grande, e a missão do Chivas torna-se muito mais difícil, mas tem de respeitar. O Inter tem de continuar jogando para frente — recomendou o Rei.
No dia seguinte, 18 de agosto de 2010, Pelé foi a grande atração no Beira-Rio. De terno vermelho, cor do patrocinador e, ao mesmo tempo, do Inter, o ídolo brasileiro assistiu à vitória colorada por 3 a 2 e, após o jogo, entregou as medalhas aos jogadores colorados e à taça ao capitão Bolívar.
— Estou muito feliz, assim como todos os brasileiros. O título do Internacional vem para amenizar a dolorida derrota do Brasil na Copa do Mundo — declarou o Rei, após a partida, se referindo à eliminação da Seleção Brasileira para a Holanda na Copa do Mundo 2010, que havia ocorrido menos de 50 dias antes.
O Rei Pelé será velado na Vila Belmiro, estádio do Santos, nesta segunda (2).