Com a vaga na fase de grupos da Libertadores assegurada e agora fora da briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o Inter deve acelerar o planejamento para 2023. Uma posição que há carência no elenco e que o clube buscará no mercado é a de centroavante. Nesse cenário, um velho conhecido da torcida está entre os nomes que podem reforçar o comando de ataque do time de Mano Menezes: Leandro Damião.
Aos 33 anos, Damião defende o Kawasaki Frontale-JAP desde 2019. Ele chegou ao Japão logo após ter encerrado sua última passagem pelo Inter. Entre agosto de 2017 e dezembro de 2018, o centroavante marcou 19 gols em 49 jogos (uma média de 0,38 por partida) que contribuíram nas campanhas de acesso na Série B e de conquista de uma vaga na Libertadores com o terceiro lugar no Brasileirão de 2018.
Damião tem contrato com o Kawasaki Frontale até o final de 2023 e atualmente se recupera de uma lesão no tornozelo, que lhe afastou dos gramados desde agosto. A volta ao Beira-Rio depende de um acordo com os japoneses, algo considerado viável pelo estafe do atleta.
A situação entre Inter e Damião, porém, ainda não avançou para uma negociação. O clube trata internamente o ex-camisa 9 colorado como um dos nomes observados. Externamente há o cuidado para não falar abertamente sobre o interesse até que termine a temporada como forma de respeito aos atuais jogadores da posição do elenco.
Além do titular Alemão, o plantel conta com Braian Romero e Mikael como centroavantes. Os dois últimos foram contratados no meio da temporada e atuaram pouco. O argentino disputou 15 partidas, mas só três como titular. Já Mikael esteve em campo apenas 10 minutos na queda na Sul-Americana para o Melgar.
Em entrevista aos veículos do Grupo RBS nesta semana, o executivo William Thomas elogiou Leandro Damião, mas tomou o cuidado de evitar confirmar o interesse no atleta.
— É um grande jogador, tem uma história sólida. O Inter sempre vai buscar jogadores que possam vir agregar valor e competência para o plantel. Se for o caso, se mais adiante houver alguma factibilidade de acontecer o negócio, talvez exista a possibilidade, mas hoje não existe nada. Um nome com a grandeza como o do Leandro Damião sempre estará associado e vinculado ao clube. Nada mais natural que exista essa aproximação. A temporada está terminando e ele está se recuperando de lesão — declarou.
Com a lesão que lhe afasta dos gramados desde agosto, Damião tem sua temporada com menor número de gols no Japão. Foram sete em 30 jogos. Seu melhor momento no Kawasaki Frontale ocorreu em 2021, quando balançou as redes 31 vezes em 48 partidas, uma média de 0,64 por jogo. Esses números lhe renderam a artilharia da J-League e o prêmio de melhor jogador da competição, que teve o Kawasaki Frontale como campeão.
Responsável pelo blog Futebol no Japão, do GE, o jornalista Tiago Bontempo avalia o desempenho do centroavante brasileiro em suas quatro temporadas no Japão.
— O Leandro Damião fez muito sucesso no Kawasaki Frontale e teve uma temporada fantástica em 2021, quando foi campeão, artilheiro e MVP. Este ano, porém, ele não tem repetido o mesmo desempenho. Na verdade, o time todo caiu depois que alguns jogadores-chave se transferiram para a Europa. O Damião fez só cinco gols na atual edição da J.League (os outros dois foram na Liga dos Campeões da Ásia) e chegou a perder a titularidade em alguns momentos, alternando atuações boas e ruins. Em agosto, ele sofreu uma lesão e desde então não entrou mais em campo. Uma passagem de quatro temporadas no geral muito boa, mas ele não deu sorte em 2022. O brasileiro que mais tem se destacado no time é o ponta esquerda Marcinho (ex-Fortaleza) — avalia.
Restam três rodadas de Brasileirão, onde Mano tentará levar o Inter ao vice-campeonato. Fora dele, a diretoria tem a missão de encontrar no mercado reforços que possam fazer o clube mudar de patamar e buscar em 2023 os títulos que não vieram em 2022.
Damião no Kawasaki Frontale (temporada a temporada)
- 2019: 38 jogos, 14 gols (0,36 por partida)
- 2020: 40 jogos, 14 gols (0,35 por partida)
- 2021: 48 jogos, 31 gols (0,64 por partida)
- 2022: 30 jogos, 7 gols (0,23 por partida)
- Total: 156 jogos, 66 gols (0,42 por partida)
- Títulos: 6 (J-League/Campeonato Japonês 2020 e 2021, Supercopa Japonesa 2019 e 2021, Copa da Liga 2019 e Copa do Imperador 2021)
Leandro Damião com a camisa do Inter
- 228 jogos
- 108 gols (0,47 por partida)
Na última passagem (2017/18)
- 49 jogos
- 19 gols (0,38 por partida)