Depois de admitir publicamente que a saída de Edenilson poderia acontecer após o Brasileirão, o Inter adota uma linha cautelosa sobre o tema. O assunto está sendo postergado para após o término da competição para uma nova avaliação. Até mesmo a permanência não é descartada.
Em setembro, o técnico Mano Menezes admitiu que o ciclo do volante no Beira-Rio poderia acabar no final de 2022. Nos últimos meses, o volante teve a relação desgastada por críticas no estádio e redes sociais.
— Ele tem uma ideia de sair no final do ano, que é justa, talvez seja boa para todos. Mas sempre repito que falei para Rodrigo Dourado, quando pensava a mesma coisa: se é essa a decisão que vamos tomar, vamos fazer a saída no melhor nível possível, com a melhor colocação no Brasileirão e ter a melhor finalização de ciclo no Inter. Que a saída seja pela porta da frente. É o que queremos para todo mundo, principalmente quando alguém constrói uma história tão bonita como a dele — disse Mano Menezes, à época.
Com a lesão de Gabriel no começo de outubro, o camisa 8 retomou a condição de titular. Contra o Ceará, por exemplo, além do gol, ele contribuiu com o bom rendimento na construção do resultado. Há esperança de que a decisão em deixar o clube possa ser revista pelo jogador.
Após o duelo, o presidente Alessandro Barcellos negou que Edenilson seria negociado. Ele garantiu que ele está no planejamento:
— Todos os jogadores do Inter ficam para o ano que vem. Todos os jogadores do Inter podem sair. Sempre foi assim e com o Edenilson não é diferente. Tem a confiança da direção e do treinador. Faz parte do nosso planejamento para estar no grupo.
Há convergência entre comissão técnica e departamento de futebol de que o meio-campista tem qualidade e a liberação sem grande compensação financeira impactaria em buscar alternativas do elenco. A eventual reposição não é considerada simples. Sendo assim, somente em caso de oferta considerada vantajosa para Inter e Edenilson a negociação ocorreria.
Pesa além da lesão de Gabriel, a falta de alternativas de volantes no grupo de jogadores. Liziero tem permanência incerta e Johnny deve ser assediado pelo mercado europeu e norte-americano na próxima janela de transferências. Por isso, a busca por atletas para o setor é a prioridade para a abertura da temporada 2023.