A cidade de Arequipa, que nesta quinta-feira (4) recebe o Inter para o jogo contra o Melgar-PER pela Copa Sul-Americana, foi a sede principal do Sul-Americano sub-20 em 2011, que também valia vaga para a Olimpíada de 2012. Foi um momento especial para a região, pois naquele ano a competição reuniu grandes nomes do futebol mundial, além de cinco jogadores que estavam na dupla Gre-Nal na época.
A grande estrela do torneio foi Neymar, que marcou nove gols e liderou a equipe na conquista do título. Mas o time treinado por Ney Franco também contava com nomes como Danilo, Alexsandro e Casemiro. Do Inter, três jogadores participarem da campanha: Oscar, Juan Jesus e Romário. Do Grêmio, Saimon e Fernando figuravam no time. Alan Patrick, na época no Santos, também foi convocado.
Na Argentina, os destaques eram Andrada, Tagliafico, Funes Mori e Iturbe. O Uruguai tinha Diego Polenta. Cesar Pinares estava no Chile, e a Colômbia contava com Cuellar.
Na primeira fase, o Brasil jogou nas cidades de Tacna e Moquegua, e conseguiu com tranquilidade a classificação para o hexagonal final, que foi realizado em Arequipa. Como o Peru não avançou para a fase decisiva, o Estádio Monumental UNSA ficou praticamente vazio durante os jogos. Na última rodada, goleada do Brasil por 6 a 0 contra o Uruguai.
Neste jogo, a escalação da seleção foi esta: Gabriel, Danilo, Saimon, Juan Jesus e Alex Sandro; Casemiro (Rafael Galhardo), Fernando, Oscar e Lucas; Neymar (Diego Maurício) e Willian José.
A classificação final ficou assim: 1º Brasil, 2º Uruguai, 3º Argentina, 4º Equador. Uma curiosidade é que Mano Menezes, na época técnico da Seleção Brasileira principal, também marcou presença em Arequipa. Ele chegou antes do início do hexagonal final e ficou alguns dias na cidade acompanhando a rotina de treinamentos da comissão técnica de Ney Franco.