Com emoção, as Gurias Coloradas conquistaram a classificação às semifinais do Brasileirão Feminino. Depois de vencer o Flamengo por 3 a 1 na partida de ida, o Inter recebeu o rubro-negro no Beira-Rio, nesta segunda-feira (22), e empatou em 1 a 1. Os gols foram marcados por Sole Jaimes, para o Flamengo, e Sorriso, para o Inter. No agregado, 4 a 2 para a equipe da casa.
Agora, o time do técnico Maurício Salgado prepara-se para enfrentar o São Paulo na próxima fase. A primeira partida está prevista para o próximo domingo (28), em Porto Alegre. Enquanto o confronto de volta ocorre em 11 de setembro, na capital paulista.
Esta é a segunda vez, consecutiva, em que o Inter o chega a esta fase do Brasileirão Feminino. Em 2021, no entanto, as Gurias Coloradas foram eliminadas pelo Palmeiras nas semifinais, pelo agregado de 5 a 1.
O jogo
Em relação ao time que venceu o Flamengo na partida de ida, o técnico Maurício Salgado promoveu apenas uma alteração. Com Fabi Simões preservada por desconforto muscular, ele optou por Isa Haas começando entre as titulares, no meio-campo, e Maiara adiantada para o ataque, mantendo o 4-3-3.
O Flamengo, precisando correr atrás do placar, começou o jogo mais ofensivo. O rubro-negro pressionava o Inter em busca do primeiro gol, com a dupla de contratadas Sole Jaimes e Giovanna Crivelari. Até que, aos 17 minutos, conseguiu converter chances em gol. O Inter deu espaço para Jucinara cruzar e encontrar Sole Jaimes na pequena área. A atacante do time carioca finalizou e estufou as redes coloradas, diminuindo a vantagem das Gurias Coloradas.
A partir de então, as gaúchas começaram a reagir e tiveram três grandes chances de deixar tudo igual. Aos 21 e aos 24, após escanteios cobrados por Duda Sampaio, Sorriso e Isa Haas conseguiram as finalizações. A primeira parou nas mãos da goleira Natascha, enquanto a segunda mandou para fora. Depois, aos 29, foi a vez de Ju Ferreira arriscar de longe e mandar muito próximo do gol adversário.
Sem sucesso nas chances que teve, o Inter foi para o intervalo com a derrota parcial por 1 a 0. No agregado, a vantagem ainda era colorado, por 3 a 2. No entanto, time gaúcho não poderia mais sofrer gols na segunda etapa para classificar-se no tempo normal às semifinais. E foi o que aconteceu.
Para administrar a vantagem e ir em busca do gol, o técnico Maurício Salgado voltou para a etapa complementar com Tamara Bolt entre as titulares no lugar de Isa Haas. Com isso, a atacante Bolt foi para a lateral direita e Capelinha começou a atuar no meio de campo.
A primeira boa chance do Inter, no segundo tempo, veio com Lelê. Aos oito minutos, Ju Ferreira cruzou, a defesa do Flamengo afastou mal e a bola sobrou para que a centroavante conseguisse a finalização, mas mandasse para fora.
Até que, aos 14, as Gurias Coloradas deixaram tudo igual. Após falta cobrada por Duda Sampaio, Sorriso conseguiu finalizar e estufar as redes do Flamengo. Reestabelecida a vantagem de dois gols para o time colorado e encaminhada a classificação às semifinais.
A partir de então, o Inter começou a gostar do jogo e aproveitar os espaços deixados pelo Flamengo para buscar mais um gol, especialmente em bolas paradas cobradas por Duda Sampaio. O Flamengo, por sua vez, promoveu cinco substituições, em busca do resultado, mas sem sucesso. Nem Maria Alves e Giovanna Crivelari conseguiram reverter a vantagem colorada. 4 a 2 no agregado e Inter nas semifinais.
Ficha técnica
Inter 1x1 Flamengo
Brasileirão Feminino - quartas de final (volta)
INTER
May; Capelinha (Mai, 21'/2º), Bruna Benites, Sorriso e Isabela; Isa Haas (Tamara Bolt, INT), Ju Ferreira e Duda Sampaio; Maiara, Millene Fernandes e Lelê. Técnico: Maurício Salgado.
FLAMENGO
Natascha; Monalisa (Rayanne, 38'/2º), Daiane, Cida e Jucinara (Gica, 38'/2°); Kaylane (Maria Alves, 16'/2º), Duda e Leidiane (Gisseli, 16'/2º); Isadora (Tuane, 30'/2º), Crivelari e Sole Jaimes. Técnico: Luís Andrade.
Gols: Sole Jaimes (F), aos 17 minutos do primeiro tempo; Sorriso (I), aos 14 minutos do segundo tempo.
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Arbitragem: Charly Wendy Straub Deretti (FIFA), auxiliada por Ariela Duarte da Silveira e Estefani Adriati Estrela da Rosa
Cartões amarelos: Daiane (F)
Próximo jogo
Brasileirão Feminino - semifinal (ida)
data a definir
Inter x São Paulo