A Seleção Brasileira Feminina está nas semifinais da Copa do Mundo Sub-20. Em partida encerrada na madrugada deste domingo (21), pelo horário de Brasília, o time comandado por Jonas Urias derrotou a Colômbia, por 1 a 0, gol de pênalti convertido pela zagueira Tarciane e agora vai encarar o vencedor de Japão e França.
O desempenho no torneio disputado na Costa Rica não acontecia desde a edição de 2006, na Rússia, quando o Brasil ficou em terceiro lugar e alcançou a melhor colocação em um Mundial.
Na partida diante das colombianas, o domínio brasileiro foi grande. Logo aos três minutos, Analuyza ajeitou para Yaya que chutou por cima do gol de Natalia Giraldo. A seleção continuou pressionando. Aos oito minutos, Ana Clara bateu o escanteio, Tarciane cabeceou, sobrando para Aline Gomes que chutou para o gol, mas a bola foi defendida pela goleira colombiana.
Aos 19 minutos, o Brasil chegou a abrir o placar, mas o gol foi anulado após a bola sair pela linha de fundo em um passe de Luany para Dudinha. Três minutos depois, Ángela Barón derrubou Analuyza na área e a árbitra galesa Cheryl Foster sinalizou pênalti. Tarciane bateu com no lado esquerdo e Giraldo chegou a tocar a bola, mas não evitou o gol.
Na volta do intervalo, a Colômbia criou mais chances que foram logo interrompidas pela defesa brasileira. Aos três minutos, Linda Caicedo bateu de fora da área e Gabi Barbieri defendeu. A partir dos 20, a equipe brasileira retomou as rédeas do jogo e dominou a partida. Rafa Levis marcou mais um para o Brasil, mas a assistente já tinha marcado o impedimento no passe de Yaya.
Aos 30, Tarciane aproveitou um chute que veio de fora da área, cabeceou para o gol, mas a falta já estava marcada para as colombianas. O Brasil segurou o resultado até o final e garantiu a classificação atuando com: Gabi Barbieri, Bruninha, Tarciane, Lauren e Ana Clara; Cris (Kaylane), Yaya, Aline Gomes (Gi Fernandes), Dudinha, Luany (Pati Maldaner) e Analuyza (Rafa Levis).
— Muito feliz. Gratidão é a palavra que resume o sentimento. O trabalho pra chegar até aqui foi grande. Foi um jogo difícil, elas (colombianas) são aguerridas, forte, mas nós conseguimos impor o nosso jogo — afirmou a meio-campista Yaya, após a partida.
Em outro jogo do sábado, a Espanha venceu o México por 1 a 0, gol da artilheria Inma Gabarro, que agora tem cinco na competição e também está nas semifinais, onde enfrentará Nigéria ou Holanda.