Se não terá Alemão, expulso após ter agredido adversário na partida de ida, o Inter pode ter esperanças em Braian Romero, seu substituto no duelo com o Melgar-PER, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, na quinta-feira. O centroavante, nos últimos dois anos, se mostrou um especialista por competições continentais. O número impressiona: nos 26 jogos internacionais em que esteve em campo de 2020 para cá, participou diretamente de 22 gols.
O argentino de 31 anos que chegou ao Inter vindo do River Plate foi responsável direto pelas conquistas da Sul-Americana de 2020 e da Recopa de 2021 quando atuava pelo Defensa y Justicia. Nos 10 jogos que envolveram essas duas competições, ele marcou 11 gols e foi responsável por uma assistência.
Todos os adversários foram vazados ao menos uma vez. Ele foi bem nas Libertadores desses dois anos, mesmo que seu time não tenha avançado tanto. Negociado com o River, balançou as redes duas vezes e deu um passe decisivo nos mata-matas da temporada passada. Só em 2022 que não repetiu o desempenho, ficando no banco em três dos compromissos da equipe de Marcelo Gallardo e não sendo suficiente para levar o clube às quartas de final.
A história goleadora de Romero casa com a interferência de Hernán Crespo em seu posicionamento. O fato é conhecido: o então técnico do Defensa y Justicia em 2020 pediu que o atacante saísse da ponta e jogasse centralizado. O grande ex-centroavante de Parma, Inter de Milão, Lazio e seleção argentina fez meia hora de atividade e nem precisou mais do que isso para mudar a função de Romero.
— Crespo me pediu para ser seu número nove e correr pelas diagonais por dentro porque ele queria me ver naquela posição — contou o atual centroavante colorado.
Além da Sul-Americana 2021, quando desbancou os brasileiros Vasco e Bahia além do Lanús na decisão, Romero foi destaque na Recopa do ano seguinte, quando o Defensa y Justicia venceu o Palmeiras, então campeão da Libertadores. O título foi conquistado em São Paulo, após perder na Argentina e vencido na casa palmeirense no tempo normal e nos pênaltis.
O centroavante marcou em ambas as partidas e até levou um cartão vermelho logo depois do segundo gol (aos 53 minutos do segundo tempo) e por isso não fez parte das penalidades. Claro que uma atuação destacada assim chamaria a atenção do Palmeiras, que sondou sua contratação. Mas acabou acertando-se mesmo com o River Plate, sendo o substituto de Rafael Borré, transferido para o Frankfurt. Em seu segundo jogo pela Libertadores, marcou os dois gols da equipe de Gallardo sobre o Argentinos Jrs. O técnico não poupou elogios:
— Necessitávamos que Braian se encontrasse com o gol para que tivesse ainda mais leveza e confiança em sua adaptação. Fiquei feliz por ele e pelo time que soube acompanhá-lo.
É exatamente isso o que o Inter também precisa na quinta-feira. Ainda em fase de adaptação e com só uma hora em campo, time e jogador terão de acelerar à força o entrosamento.
— Romero tem uma característica e precisamos entender, vamos trocar um jogador de força (Alemão) por um de profundidade e movimentação — alertou Mano Menezes.
Enquanto ainda não está plenamente acostumado ao Inter e a Porto Alegre, ao menos Braian Romero sabe bem o que precisa fazer em competições sul-americanas.
Romero em competições internacionais
- 26 jogos
- 19 gols
- 3 assistências
Libertadores 2020
- Defensa y Justicia 3x0 Delfín - 1 gol + 1 assistência
- Defensa y Justicia 2x1 Olimpia - 1 gol
- Delfín 3x0 Defensa y Justicia
- Santos 2x1 Defensa y Justicia - 1 gol
Sul-Americana 2020
- Sportivo Luqueño 1x2 Defensa y Justicia - 1 gol
- Defensa y Justicia 1x1 Vasco - 1 gol
- Vasco 0x1 Defensa y Justicia
- Bahia 2x3 Defensa y Justicia - 2 gols
- Defensa y Justicia 1x0 Bahia - 1 gol
- Coquimbo 0x0 Defensa y Justicia
- Defensa y Justicia 4x2 Coquimbo - 3 gols + 1 assistência
- Defensa y Justicia 3x0 Lanús - 1 gol
Recopa 2021
- Defensa y Justicia 1x2 Palmeiras - 1 gol
- Palmeiras 1x2 Defensa y Justicia - 1 gol + 1 cartão vermelho
Libertadores 2021
- Universitario 1x1 Defensa y Justicia - 1 gol
- Palmeiras 3x4 Defensa y Justicia - 1 gol
- Defensa y Justicia 1x1 Independiente del Valle - 1 gol
- River Plate 1x1 Argentinos Jrs - 1 assistência
- Argentinos Jrs 0x2 River Plate - 2 gols
- River Plate 0x1 Atlético-MG
- Atlético-MG 3x0 River Plate
Libertadores 2022
- River Plate 2x0 Fortaleza*
- River Plate 4x0 Colo-Colo*
- River Plate 8x1 Alianza*
- Vélez 1x0 River Plate
- River Plate 0x0 Vélez
- *começou na reserva