O zagueiro Gabriel Mercado e o atacante David foram liberados na manhã desta terça (30) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para defender o Inter no jogo contra o Corinthians, neste domingo (4). Os dois atletas haviam sido denunciados por conta da briga ocorrida no gramado do Beira-Rio após a derrota por 3 a 2 para o Botafogo, no dia 19 de junho. O tribunal entendeu que o caso estava prescrito.
Conforme sustentado na audiência pelo advogado do Inter, Rogério Pastl, os procuradores do STJD efetuaram a denúncia após o prazo estabelecido pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) de 30 dias após os fatos. Os auditores acataram o pedido e consideraram o caso prescrito. Por isso, Mercado e David poderão ser relacionados pelo técnico Mano Menezes para o jogo contra o Corinthians.
Mercado e David foram expulsos após a confusão ocorrida na partida. O zagueiro havia sido denunciado por "conduta antidesportiva" e poderia pegar de um a seis jogos de suspensão. Já o atacante poderia sofrer uma suspensão bem maior, pois havia sido denunciado por "agressão física" e por "participar de rixa, conflito ou tumulto". Somadas, as duas penas poderiam totalizar até 22 partidas de suspensão.
O Botafogo também teve dois jogadores denunciados, o zagueiro Philipe Sampaio e o meia Lucas Piazon, além do técnico Luís Castro e do diretor-executivo de futebol André Mazzuco. Como a prescrição foi reconhecida para todos os casos, os integrantes da delegação alvinegra também estão liberados para participar do jogo contra o Fortaleza, no domingo (4). A Procuradoria ainda pode recorrer da decisão.