O Inter e mais 24 clubes assinaram na última terça-feira (28) o termo de ingresso na Liga Forte Futebol do Brasil. A reunião na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) serviu para que as entidades aparassem as últimas arestas e concretizassem a criação da liga.
Equipes da Série A e da B visam à união dos clubes participantes em prol de novas discussões para desenvolver o Brasileiro e a ampliação do desenvolvimento de receitas aos integrantes.
Nas próximas semanas, debates vão aprofundar o modelo a ser aplicado na Liga. O Colorado foi representado na reunião pelo vice jurídico Guilherme Mallet e pelo CEO Giovane Zanardo.
— Foi dado um passo importante para o desenvolvimento do futebol brasileiro com o protagonismo dos clubes. Conseguimos chegar a um consenso de modelo inicial de governança para avançar na formalização da Liga e, a partir disso, buscar a adesão de outras agremiações e desenvolver os modelos de acordos comerciais. Temos muito trabalho a ser feito, porém o bom diálogo entre todas as partes nos deixa otimistas — salientou Mallet.
O bloco dos 25 clubes se recusou a assinar a adesão à Libra (Liga do Futebol Brasileiro) por divergências em relação aos percentuais de rateio de direitos de transmissão e as métricas escolhidas para as variáveis de receita, especialmente relativas a engajamento digital.
Quais clubes assinaram o documento
- Athletico-PR
- Atlético-MG
- América-MG
- Atlético-GO
- Avaí
- Brusque
- Chapecoense
- Coritiba
- Ceará
- Criciúma
- CRB
- CSA
- Cuiabá
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Inter
- Juventude
- Londrina
- Náutico
- Operário
- Sampaio Corrêa
- Sport
- Vila Nova
- Tombense