A popularidade de Mano Menezes com a torcida colorada se refletirá no Beira-Rio, neste domingo (1). A troca de treinador, aliada a um início de trabalho com vitórias, empolgou o torcedor. Um público semelhante ao da despedida de D´Alessandro é esperado para a estreia do treinador em casa contra o Avaí, às 19h. A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas estejam presentes, bem maior que a média de pouco mais de 12 mil pessoas — antes do último jogo do argentino— em 2022.
Além do aumento do público, Mano contará com maior número de opções para montar a equipe em relação ao que teve disponível contra o Independiente Medellín, no meio da semana, pela Sul-Americana. São quatro novas alternativas.
Taison volta após se recuperar de um edema na coxa. Rodrigo Moledo, poupado na terça-feira (26), vai para o miolo de zaga. Moisés fica como opção na lateral esquerda após passar por lesão no joelho. Recém-chegado, o atacante Pedro Henrique pode fazer a sua estreia com a camisa colorada.
A principal interrogação na formação é a presença de Taison. Se começar jogando, a tendência é de que ele ocupe o espaço por Mauricio. Porém, a disposição das peças em campo deve ser diferente. O camisa 7 deve ser escalado pelo lado esquerdo de ataque, com Wanderson indo ao direito.
Do outro lado estará um vizinho de tabela nessa arrancada de Brasileirão. Assim como o Inter, o Avaí somou seis pontos nas três primeiras rodadas, mas conta com um saldo de gols pior. Por esta razão, o Inter ocupa a quinta colocação, logo à frente dos catarinenses.
O técnico Eduardo Barroca também deve apresentar novidades na formação. O ex-gremista Jean Pyerre fará a sua estreia pelo clube. O meia não joga desde 26 de novembro, quando o Grêmio perdeu para o Bahia na reta final do Campeonato Brasileiro. Nesses cinco meses de inatividade, viveu muitas emoções. Foi emprestado ao Giresunspor, mas não chegou a atuar no futebol turco devido ao diagnóstico de um tumor no testículo.
Retornou a Porto Alegre, teve o seu contrato rescindido com o clube e foi emprestado ao Avaí em abril deste ano. Outra mudança no meio-campo será a entrada de Morato. As mudanças fazem com que Bruno Silva e Raniele fiquem no banco de reservas. No ataque, o ex-santista Copete está ganhando espaço.